Categorias: Vendas para Indústrias - Sobre Sites - Marketing Digital - Growth Hacking - Como vender mais - 07/09/2020 - 14:46

Entenda os tipos de lançamentos mais comuns no Marketing Digital

Entenda os tipos de lançamentos mais comuns no Marketing Digital

Muito se fala no marketing digital sobre lançamentos e que você precisa fazer, mas qual a maior diferença entre os mais comuns, quais usar e quando usar.

Primeira coisa que é necessário entender é que o lançamento de produto ou serviço é uma estratégia comum no marketing desde seus tempos mais glamourosos da Madison Avenue por volta da década de 60, 70 e 80 quando as agências de publicidade alcançaram seu grande momento focado inteiramente no lançamento de produtos em grande escala por meio da televisão e materiais visuais como outdoors, banners e entre outros.

Com a vinda da internet e das primeiras lojas virtuais, evoluindo para os modelos de e-commerce o marketing tomou a alcunha de vender diretamente no ambiente digital e com isso muitas técnicas do marketing offline foram migradas e adaptadas ao novo cenário online, além é claro da criação de outras técnicas totalmente novas e inéditas.

E realmente tudo mudou quando em meados da década de 90 Jeff Walker lançou o seu best-seller Launch: An Internet Millionaire’s Secret Formula to Sell Almost Anything Online, que fez ele se tornar uma referência no marketing digital e cunhou o termo Fórmula de Lançamento nos Estados Unidos, aqui no Brasil a técnica acabou se popularizando por meio do Érico Rocha que adaptou a metodologia para o mercado e a persona do consumidor brasileiro.

Ele consiste basicamente em uma sequência de etapas que devem ser executadas com o objetivo de tirar o máximo de resultado possível de uma base de leads interessados, passando por relacionamento, criação de um autoridade e por fim na conclusão da venda do produto, além é claro de gerar uma grande base muito mais compradora do produto para lançamentos posteriores.

Quais são os tipos de lançamento?

Lembrando que vou abordar lançamentos para produtos e nada de venda de produtos como afiliados, focado no cenário onde a empresa possui um produto, serviço ou um novo canal para venda.

1# Lançamento Exploratório

O primeiro tipo de lançamento literalmente trabalha em um cenário parcialmente desconhecido para a empresa, já que ele não exige de muitos recursos para ser executado sendo este tipo lançamento o mais comum e adaptável para qualquer negócio.

Muitas empresas mesmo sem ter a intenção optam por este lançamento já que ele como dito não exige muitos recursos e pode ser aplicado em uma escala menor ou maior sem muita dificuldade.

Ele consiste em seguir um fluxo dos seguintes passos: Captação, Engajamento e Conversão, onde cada etapa do processo conforme vai sendo executada vai estabelecendo base para o próximo.

A primeira etapa é a da captação onde o objetivo é criar uma base sólida para o lançamento, aqui as estratégias podem variar de iscas digitais até possíveis vantagens para quem adquirir o produto antes do lançamento, o importante é captar o lead no primeiro momento e levá-lo para sua base.

A segunda etapa é o engajamento, uma vez com o lead captado é o momento de gerar algum valor para ele engajando ele com o lançamento, importante deixar claro para ele o que é o produto, qual a necessidade que ele resolve e supre. É válido ainda abusar do gatilho da urgência criando um nível elevado de expectativa nele para o momento da conversão.

E por fim a última etapa que é o momento em que o lançamento é executado, com os leads realmente engajados e com a expectativa alta este é o momento de transformar esta emoção em vendas, por isso realize o lançamento em uma data em que o seu público esteja mais ativo e propenso para comprar, este tipo de informação pode ser levantado com ferramentas específicas.

É certeza que se todas as etapas foram executadas de maneira correta durante o lançamento no mínimo algumas vendas entraram e se foi muito bem executado com certeza o lançamento vai ser um total sucesso.

Existe uma quarta etapa que é chamada de Remarketing, sendo importante após o lançamento, super válido tentar converter novamente o lead que por algum motivo não realizou a compra no momento do lançamento lembrando das vantagens e ofertando algum outro benefício já que eles estão na lista.

Pontos Fortes:
- Pode ser aplicado por qualquer empresa independente de seu tamanho. Após o primeiro lançamento, mesmo que não ocorra muitas vendas, a empresa se fez tudo de maneira correta no mínimo terá uma base consolidada de leads interessados.

Pontos Fracos:
- Como dito uma etapa depende muito da outra então se houve um problema em alguma parte do processo é bem provável que terá consequências na próxima etapa.

Este é um lançamento que pode ser usada em qualquer empresa e de qualquer tamanho, inclusive eu pessoalmente recomendo que seja feita sempre que houver alguma novidade tanto em produto, serviço ou mesmo um diferencial competitivo que a empresa esteja ofertando.

2# Lançamento Recorrente

Neste lançamento o que conta é a velocidade, muitos lançamentos ocorrendo ao mesmo tempo, para públicos totalmente diferentes.

Este tipo de estratégia prevê que a empresa realize no mês muitos lançamentos menores abusando do gatilho de novidade, onde o objetivo é que a empresa sempre possui algo para mostrar para o mesmo público ou para públicos diferentes conseguindo aumentar sua receita em todas as frentes.

Esta prática é muito comum em empresas unicórnios (termo usado para negócios que tem crescimento espantoso em pouco tempo) com grande crescimento que a todo momento faz aquisição de novas empresas menores integrando seus produtos ao seu portfólio e, ao mesmo tempo desenvolvendo novos produtos para o seu público.

Pontos Fortes:
- Como a quantidade de lançamento é alta a empresa consegue amortizar possíveis prejuízos causados por lançamentos mal sucedidos.

- Capacidade de trabalhar diversos públicos ao mesmo tempo, ampliando sua presença em diversas frentes. Nunca fica estagnada abusando do gatilho da novidade, sempre em movimento, sempre fresco.

Pontos Fracos:
- Necessário uma estratégia agressiva e acelerada com muito preparo, já que enquanto dois produtos são preparados para lançamento outros quatro devem estar sendo desenvolvidos e preparados para os próximos lançamentos.

- Por causa dos diversos lançamentos por vezes é muito complicado manter o resultado e qualidade em todas as execuções.

Este lançamento é recomendado para empresa que estejam interessadas em uma expansão agressiva em diversas frentes diferentes e possua recursos para isso, já que um time de marketing muito bem calibrado é necessário.

3# Lançamento Definitivo

Esse tipo é muito comum em algumas empresas, como a Apple ao lançar seus produtos.

Este lançamento apenas pode ser usado em empresa que gostariam de abusar da escassez de novos lançamentos criando muita expectativa quando o mesmo é realizado, o que é basicamente o que empresas como Apple, Tesla e grandes do mundo dos jogos como a CD Project, elas realizam apenas um lançamento, mas enquanto estão preparando a oferta conseguem desenvolver diversas estratégias para aquecer o seu público e captar novos leads.

Pontos Fortes:
- Muito tempo de manobra entre as diversas estratégias Estimular e captar leads em diversos canais com tempo para amadurecer a estratégia.

- Se aproveita do gatilho de escassez.

Pontos Fracos:
- Necessário a empresa possuir um fluxo de receita bem saudável, uma vez que a falta de novos produtos pode ocasionar diminuição nas vendas. Maior chance de “flopar”, caso o produto não possua market-fit com sua audiência, isso quer dizer pode ser um valor jogado fora já que seu produto pode nem se quer ser o que o mercado procura.

Este lançamento é recomendado para empresa já bem definidas e estabelecidas que focam na qualidade do lançamento, com uma grande margem de manobra e um longo prazo para preparação.

Conclusão

Existem muitas outras estratégias de lançamentos com nomes e nomenclaturas diferentes, mas que no final o que muda é apenas um passo ou etapa do processo, por isso estes três na minha visão abrange às três mais utilizadas e praticadas no mercado e cada uma para um tempo e objetivo diferente de cada empresa.

De qualquer forma a minha recomendação é que comece pelo mais simples e básico e com o tempo vá melhorando o que já existe, e com isso transforme uma estratégia em algo realmente vencedor.


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

10 Dicas para ter um Site que Realmente Vende

date_range 09:48 - 23/01/2020 - grade 1106
person Rafael Borsari

10 Dicas para ter um Site que Realmente Vende

Ações para continuar vendendo mesmo com a COVID-19

date_range 11:06 - 05/04/2020 - grade 1108
person Rafael Borsari

Ações para continuar vendendo mesmo com a COVID-19

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

date_range 19:38 - 06/04/2020 - grade 1108
person Rafael Borsari

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

date_range 21:06 - 02/02/2020 - grade 1109
person Rafael Borsari

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

Qual a Diferença entre um Site Dinâmico x Estático

date_range 09:18 - 05/01/2020 - grade 1110
person Rafael Borsari

Qual a Diferença entre um Site Dinâmico x Estático

Como Incentivar o seu Visitante a Comprar em seu Site

date_range 22:49 - 26/01/2020 - grade 1111
person Rafael Borsari

Como Incentivar o seu Visitante a Comprar em seu Site

Instagram Stories - Melhorando seus resultados

date_range 17:48 - 19/07/2020 - grade 1111
person Rafael Borsari

Instagram Stories - Melhorando seus resultados

4 ações que grandes lojas virtuais fazem e você não faz!

date_range 11:43 - 28/09/2020 - grade 1111
person Rafael Borsari

4 ações que grandes lojas virtuais fazem e você não faz!

UX é o novo queridinho da Google

date_range 08:56 - 21/02/2021 - grade 1111
person Rafael Borsari

UX é o novo queridinho da Google