Como definir e aplicar um processo de growth hacking em sua empresa e aproveitar o melhor que este modelo pode proporcionar, que é melhores resultados com o menor investimento, isso tudo já testado por grandes empresas como Dropbox e Eventbrite.
Provavelmente se você é “antenado” em novidades e termos presentes no marketing digital é quase certeza que já esbarrou com o termo em questão, se não temos aqui no blog um artigos bem detalhado sobre o assunto. Já leu sobre? Se sim vamos para o próximo passo que é definir o processo em sua empresa.
Antes de qualquer coisa é importante entender que o growth hacking inicialmente foca na criação de um processo e em um segundo momento na tática, e realmente isso faz todo sentido já que não é por que um modelo funciona para uma empresa que ele vai funcionar para sua empresa, pois os processos internos são diferentes e talvez até o público alvo também seja, além da jornada de compra deste nicho de mercado, enfim tudo é realmente muito diferente.
Por isso que apenas sair por aí “googlando” atrás da estratégia vencedora e a famosa “fórmula” do sucesso não passa de uma referência e um divertimento até, pois no final do dia quando estiver debruçado na mesa estes exemplos “vencedores” apenas irão servir como uma referência e nada mais do que isso.
Por que na real vocẽ realmente precisa entender as referẽncias para ter uma base ideal mas no final das contas vai ser com sua própria experimentação que sua equipe e vocẽ irão conseguir definir a estratégia de growth “vencedora” para seu negócio.
Definindo um processo criativo
Tudo começa com uma equipe e com ela você consegue definir diversas abordagens criativas e até muito óbvias, mas que na conclusão tudo é válido já que este é o processo essencial para entender quais abordagens são realmente interessantes a serem testadas e quais não.
Para ajudar nisso achei válido definir algumas etapas que deveriam ser seguidas, mas não são verdade absoluta. Lembre-se não existe um fórmula vencedora e sim um compilado de referências que tiveram resultados e outras não:
Definir as métricas e objetivos (OKRs)
OKRs (Objectives and Key Results) são métricas que definem o progresso da estratégia, sendo uma método muito usado em diversos tipos de processos. Com estes valores bem definidos é possível acompanhar diariamente o efeito da estratégia e compará-los com os resultados obtidos e assim decidir manter ou descartar a estratégia atual.
Sem se aprofundar muito na metodologia OKRs apenas para caráter ilustrativo o método consiste em definir alguns objetivos importantes e ações para alcançá=lo, onde é possível que o progresso seja acompanhado pelos resultados-chave, que são medidas ligadas a conclusão do objetivo em si.
Lembrando que vai muito além desta pequena frase explicando, existe muito mais nesta metodologia mas como o intuito aqui não é explicar a o funcionamento aprofundado do OKRs vou me limitar apenas a explicação acima.
Ao meu ver pessoal o ideal é definir de três até no máximo cinco objetivos/métricas que devem ser acompanhados cada um com sua chave de progresso, e se possível atualizados diariamente caso não seja possível é ideal acompanhar semanalmente para entender o que está funcionando e o que não está de fato.
Deixe as ideias fluírem
O próximo passo é deixar as ideias e imaginação fluir, sente com sua equipe em um local calmo e sem distrações, agora é a hora de todas as abordagens, ideais e criações serem jogadas na mesa e debatidas, sem julgamentos! Por mais comum ou arrojada, ou louca que seja apenas escute desenvolva pois é nestas horas que a estratégia de growth hack vencedora tem seu embrião criado.
É obrigatório registrar tudo para futuras reuniões, se for possível crie um quadro com todas as ideias e em alguns casos filme ou grave o áudio. O importante é gravar tudo e registrar para usos posteriores, pois muito do que foi dito está preso pelo seu tempo e aquela ideia que hoje não seria possível talvez em quem sabe seis meses seja possível e até o ideal para o momento.
Prioridades é preciso
Agora com todas as estratégias e ideias definidas é preciso priorizar o que deve ser testado e qual a chance de realmente trazer um resultado, e aqui vocẽ deve responder a três perguntas para cada estratégia.
Qual a probabilidade de sucesso? Baixa algo em torno de 20%, talvez mediana por volta dos 50% ou até mesmo alto passando de 80%?
Quanto recurso e tempo devem ser investido para ter essas margens de sucesso? Vai demorar uma hora para implementar? Um dia, uma semana ou quem sabe um mês?
Qual real impacto da estratégia nos medidores? Será que ela vai impactar em apenas um ou em todos? E como vai impactar?
Com todas estas perguntas respondidas fica MUITO mais simples priorizar a melhor estratégia para e passá-la para o nível de teste.
Hora da verdade, vamos testar!
Agora é a hora de realmente experimentar, desenvolver e acompanhar os resultados da estratégia, registrando tudo em um documento que serve como uma espécie de histórico da implementação da estratégia e seus resultados.
O documento para experimentação deve conter:
Resultados referentes ao objetivo do experimento
Tempo consumido no experimento
Atualização das métricas de resultado
Com este documento bem definido ao final do teste você e sua equipe consegue entender os reais efeitos, resultados e objetivos alcançados pelo experimento e assim tomar a melhor decisão.
Analisar e Sistematizar o processo
Esta é a etapa onde vocẽ e sua equipe precisa analisar e entender todos os dados gerados durante as fases anteriores, assim você consegue definir qual a melhor estratégia e quais resultados esperar dela.
Se o experimento obteve sucesso em alcançar os objetivos definidos agora é o momento de detalhar o processo passo a passo afim de criar um sistema, um processo a ser repetidos com que já são em sua maioria esperados.
Agora seu negócio possui uma estratégia testada e melhorada, mas o ganho real não é só a estratégia em sim mas o amadurecimento do time o que permite que o processo de criação de novas ideias se torne muito mais rápido, assertivo e dinâmico.
Conclusão
Para conseguir alcançar uma estratégia ideal de crescimento aplicando os conceitos de growth hacking é essencial que você entenda que a “magia” acontece no processo e não na tática, sendo assim desenrolar orgânico e natural.
O passo a passo citado acima como qualquer estratégia de growth não é uma solução unilateral que se aplicada terá resultados garantidos, como tudo é apenas uma referência e como tal apenas use como base para desenvolver a sua própria estratégia de growth hacking.