Categorias: Marketing Digital - Como vender mais - 17/08/2020 - 18:22

Marketing Olfativo - Traga boas lembranças para seu cliente

Marketing Olfativo - Traga boas lembranças para seu cliente

Imagine que seu cliente sinta um cheiro, aroma ou fragrância em seu produto e automaticamente remete aos valores de sua marca, isso parece impossível? Mas não para o Marketing Olfativo.

Um dos maiores objetivos do marketing é criar a intenção, interesse e desejo do cliente na compra de um determinado produto, utilizando diversas técnicas e ferramentas, e uma destas é o marketing olfativo.

O que o Marketing Olfativo?

O marketing olfativo tem como objetivo estimular e disparar novas sensações por meio de um dos sentidos menos explorados o olfato, e com o novo-consumidor cada vez mais investindo em novas experiências ao invés de apenas em um produto, frio e sem vida.  

Graças este tipo de comportamento / consciência dos novo-consumidor qualquer marca que entregue este tipo de experiência consegue se tornar uma referência em seu mercado.

Como funciona o Marketing Olfativo?

Um dos maiores exemplos de como o marketing olfativo funciona são as famosas “revistinhas” da AVON que conseguiam vender perfumes demonstrando as fragrâncias por meio de adesivos perfumados onde o cliente poderia sentir o cheiro do produto e escolher se gostaria de comprar ou não, mas tenha certeza que isso ajuda muito na tomada de decisão da compra.

Existem muitos outros exemplos como é o caso do famoso cheiro do carro novo, aparelhos ou mesmo livros, isso estimula muito o cérebro remetendo boas lembranças o que facilita muito no momento da decisão da compra.

Quem pode usar Marketing olfativo?

O marketing olfativo é recomendo a qualquer empresa que gostaria de ter uma identidade olfativa marcante, e que queiram estimular muito as lembranças de seu cliente em seu produto.

Os casos mais comuns são referentes a lojas que gostariam de entregar uma experiência diferenciada para todos o seus clientes, produtos de alto valor em desejo como moda também pode usufruir deste tipo de técnica com grande facilidade e por fim alguns clubes de assinatura que pode entregar grandes experiências olfativas por meio de sua entrega mensal.

Conclusão

Por fim o marketing olfativo pode ser realmente bem interessante para empresas que gostaria de estimular este tipo de lembrança em seus clientes, deixando um aroma marcante vinculado a seus produtos.

No entanto este tipo de técnica por si só não fará milagres da noite para o dia, e sim no longo prazo construirá uma marca forte e marcante para o clientes transformando eles em verdadeiros fãs do produto.


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

10 Dicas para ter um Site que Realmente Vende

date_range 09:48 - 23/01/2020 - grade 1106
person Rafael Borsari

10 Dicas para ter um Site que Realmente Vende

Ações para continuar vendendo mesmo com a COVID-19

date_range 11:06 - 05/04/2020 - grade 1108
person Rafael Borsari

Ações para continuar vendendo mesmo com a COVID-19

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

date_range 19:38 - 06/04/2020 - grade 1108
person Rafael Borsari

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

date_range 21:06 - 02/02/2020 - grade 1109
person Rafael Borsari

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

Qual a Diferença entre um Site Dinâmico x Estático

date_range 09:18 - 05/01/2020 - grade 1110
person Rafael Borsari

Qual a Diferença entre um Site Dinâmico x Estático

Como Incentivar o seu Visitante a Comprar em seu Site

date_range 22:49 - 26/01/2020 - grade 1111
person Rafael Borsari

Como Incentivar o seu Visitante a Comprar em seu Site

Instagram Stories - Melhorando seus resultados

date_range 17:48 - 19/07/2020 - grade 1111
person Rafael Borsari

Instagram Stories - Melhorando seus resultados

4 ações que grandes lojas virtuais fazem e você não faz!

date_range 11:43 - 28/09/2020 - grade 1111
person Rafael Borsari

4 ações que grandes lojas virtuais fazem e você não faz!

UX é o novo queridinho da Google

date_range 08:56 - 21/02/2021 - grade 1111
person Rafael Borsari

UX é o novo queridinho da Google