Categorias: Tendências - Notícias - Marketing Digital - 15/03/2021 - 07:08

Voice Marketing - O futuro do Marketing

Voice Marketing - O futuro do Marketing

Aqui no Brasil ainda não é uma realidade mas no exterior como principalmente no Estados Unidos em que praticamente já existe pelo menos um assistente virtual quando não mais que uma, caso não tenha ouvido fala imagine que você possuia um assistente ativo 24 horas que pode te auxiliar em buscas pela internet, compras online e até acompanhamento de agendas.

É exatamente isso que os assistentes virtuais como Alexa da Amazon, Siri da Apple, Google Home da Google e até a Cortana da Microsoft propõe em resolver, muitas já são utilizadas em automações residenciais controlando a temperatura e até em alguns casos até executando pedidos compras para supermercados quando o leite acaba.

Existem diversas oportunidades com o aumento deste novo agente no cotidiano do consumidor, uma vez que com o tempo vão se tornar mais presentes na vida das pessoas, é quase certeza que será um canal importante para divulgar um produto e fazer parte de uma estratégia de vendas, por isso vale a pena sair na frente investindo no Voice Marketing.

Anúncios por voz

Já é uma realidade hoje os maiores assistentes como a Alexa disponibilizam plataformas bem completas para vincular anúncios pagos baseados nos interesses de seus usuários. Segundo uma matéria da Forbes a Alexa já esta mudando completamente o mercado do marketing e a maneira como sua oferta chega até seu público.

Claro como a maioria dos assistentes virtuais eles são reativos a uma chamada de seus usuários, então o anúncio apenas seria disparado para os que tivessem real inteesse.

E uma das maiores vantagens é a questão da entrega, uma vez que o anúncio seria apenas exibido no momento especifico com uma entrega de 100% para o usuario o que já torna esta ferramenta como uma excelente estratégia.

Produtos encontrados por voz

Hoje se você pede para Alexa buscar um produto, de pronto ela irá busca no site da Amazon o seu pedido, comparando o melhor preço e entrega, onde você já consegue realizar a compra apenas usando a voz, e sim já é uma realidade!

Com a ampliação cada vez maior do poder e funcionalidades dos assistentes virtuais, cenas assim se tornaram cada vez mais realidade, hoje você por exemplo usando a Siri já é possível realizar pedidos no iFood ou até mesmo fazer reservas em seu restaurante favorito.

Para o Marketing, ter seu produto a um comando de voz tornou se  essêncial a fim de  conseguir os melhores resultados possíveis em sua estratégia de vendas.

E no Brasil?

Atualmente até data que este artigo foi escrito o uso de assistentes virtuais ainda é mínimo limitando-se apenas para pequenos usos como controlar canais e buscar o restaurante mais próximo.

No entanto é importante deixar claro que em poucos anos é possível que os assistentes virtuais se transformem em um elemento importante no cotidiano do consumidor, o que aumenta muito a importância em um futuro não tão distante do voice marketing.

Hoje já é possível você posicionar sua loja virtual ou site em buscadores como a Google usando algumas técnicas e estratégias, sendo possível boas posições para ter melhores resultados, as técnicas em questão se resumem na criação de uma formulação da estretpegia de geo localização, dados bem marcados e sempre manter a plataforma de seu site ou loja sempre atualziada.

Conclusão

Como qualquer tendência é sempre importante ficar com um pé atrás, acompanhando a evolução e o comportamento do consumidor mas o que tudo indica é que cada vez mais o uso de assistentes virtuais como um elemento de conforto no dia a dia das pessoas ira aumentar consideravelmente nos próximos anos. De qualquer forma o voice marketing pode mudar muito como atualmente as compras são realizadas.

Fontes Citadas:
https://www.forbes.com/sites/ilkerkoksal/2018/12/11/how-alexa-is-changing-the-future-of-advertising/#5b3ceb881d4d
https://adage.com/article/digital/amazon-tests-audio-ads-alexa-music-and-heres-look-its-pitch-deck/2185811

Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

10 Dicas para ter um Site que Realmente Vende

date_range 09:48 - 23/01/2020 - grade 1101
person Rafael Borsari

10 Dicas para ter um Site que Realmente Vende

Ações para continuar vendendo mesmo com a COVID-19

date_range 11:06 - 05/04/2020 - grade 1104
person Rafael Borsari

Ações para continuar vendendo mesmo com a COVID-19

3 Maneiras de Ter Sucesso em um Clube de Assinaturas

date_range 09:50 - 27/04/2019 - grade 1105
person Rafael Borsari

3 Maneiras de Ter Sucesso em um Clube de Assinaturas

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

date_range 19:38 - 06/04/2020 - grade 1105
person Rafael Borsari

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

Qual a Diferença entre um Site Dinâmico x Estático

date_range 09:18 - 05/01/2020 - grade 1106
person Rafael Borsari

Qual a Diferença entre um Site Dinâmico x Estático

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

date_range 21:06 - 02/02/2020 - grade 1106
person Rafael Borsari

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

LGPD - A lei que pode mudar toda internet

date_range 22:12 - 08/03/2020 - grade 1106
person Rafael Borsari

LGPD - A lei que pode mudar toda internet

Pinterest agora com nova função de compras na busca

date_range 12:05 - 24/04/2020 - grade 1106
person Rafael Borsari

Pinterest agora com nova função de compras na busca

UX é o novo queridinho da Google

date_range 08:56 - 21/02/2021 - grade 1106
person Rafael Borsari

UX é o novo queridinho da Google