ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resources Planning, normalmente traduzido como Sistema de Recursos Empresariais ou Sistema Integrado de Gestão comumente organizado em módulos para atender diferentes pilares administrativos, comerciais e financeiros de uma empresa.
Esse tipo de programa oferece integração e trocas de informações entre todas as áreas principais e secundárias da empresa oferecendo ganhos de tempo e eficiência para quem precisa analisar e tomar decisões sobre o negócio.
Normalmente uma das maiores preocupações de um empresário principalmente no segmento industrial é manter o controle total da sua empresa, administrando cada elemento interno da empresa e apesar dos avanços da tecnologia cada vez maior esbarra-se em entraves relacionados a pouca experiência na área, a prova disso é que a grande maioria das indústrias no Brasil ainda fazem grande uso de planilhas eletrônicas(Excel ou Calc) quando não utilizam apenas material rústico(cadernos, papéis).
Agora pense nas facilidades comerciais, operacionais e financeiras que um indústria poderia alcançar se deixa-se de lado métodos "arcaicos" e integra-se todos os setores da empresa em um único sistema que por sua vez facilitaria a comunicação entre seu comercial, financeiro e operacional proporcionando uma visão geral e rápido de todas as informações para a indústria reduzir custo e otimizar lucros, essa é a função de um sistema ERP.
As facilidades de um ERP
Despesas e Receitas todas ficam em um único lugar com histórico detalhado da manutenção, relatórios simples e tudo isso pode ser acesso de maneira simples e dinâmica. Com planilhas você tem que imaginar e criar gráficos com informações que por muitas vezes não estão padronizadas, com um ERP seu financeiro sempre terá um padrão de cadastro de receitas/despesas facilitando muito sua vida.
Seu vendedor não vai mais precisar procurar nos e-mails dele aquela cotação/orçamento antigo para acompanhar o preço em uma negociação, tendo um histórico de vendas rico em informações aumentando assim o poder de venda de sua empresa neste momento.
Para indústria a negociação de matéria primas e insumos é tão importante quanto o momento da venda pois é com esses preços que a empresa vai poder aumentar seu lucro com um ERP seu comprador pode acompanhar de perto um balanço dos preços negociados naqueles produtos tendo no momento da compra os últimos preços praticados facilitando assim "forçar" o fornecedor sempre os mesmo preço anterior.
Ter um estoque correto e certo é um grande desafio para todas as indústrias sendo na maioria das vezes um grande desafio mas com um sistema ERP você consegue diminuir a chances de ter os estoques incorretos podendo fazer as correções necessárias de maneira muito mais dinâmica.
Existem centenas de outros motivos para você optar e escolher aderir a um ERP em sua indústria mas acreditamos que os citados acima já lhe fez pensar por que não, faça uma demonstração e integre sua indústria com um sistema ERP para otimizar todo o seu controle de maneira simples e fácil.