Já pensou quantos visitantes entraram em seu site e não compraram e nem sequer entraram em contato, mas qual o motivo real para que isso aconteça?
Com certeza existem diversos motivos para isso mas para ajudar neste ponto desenvolvi uma lista simples de três passos que ajudam a definir e detectar problemas e assim conseguir resolver.
Cuidados Básicos
Antes de qualquer coisa é preciso ter atenção aos detalhes básicos de qualquer site como o tempo que demora para a página carregar ou até mesmo preços errados, pode parecer que não mas estes detalhes podem ser cruciais, afinal quando o visitante for realizar a compra tudo que você não quer é que a página demore para carregar ou mesmo um erro que comprometa esta ação.
Por isso abaixo segue uma lista de itens que você deve verificar sempre:
Velocidade de carregamento - Existem sites na internet que pode verificar, mas é notável sem ferramentas quando o site leva mais que um minuto para carregar completamente.
Links quebrados - Nada mais frustrante que seu visitante tentar acessar uma página e não conseguir.
Conexão Segura - Cada vez mais o Google está em cima dos sites que não possuem https://, principalmente sites que realizam vendas como lojas.
Produtos - Sempre importante verificar os preços, estoques e as demais informações.
Fluxo de Venda Claro
Depois de verificar estes passos iniciais a próxima etapa é checar se o fluxo de venda, que é basicamente testar o passo a passo que o visitante vai seguir e só assim é possível detectar possíveis passos que não são necessários e apenas estão ali e não agregam nada.
Aqui é importante deixar cada etapa o mais simples e clara possível para evitar dúvidas no visitante que tem intenção de realizar um cadastro ou uma compra.
Construa confiança
Depois de verificar todos os passos anterior é importante focar sua atenção na construção da confiança do visitante com relação ao site, aqui é importante explicar ao visitante qual o problema e como o seu produto pode resolver.
Para isso é comum a utilização de textos informativos, títulos criativos e muito material utilizado para conseguir construir uma linha de confiança entre o visitante e seu site, com isso você consegue aumentar muito sua chance de que ele compre em seu site.
Conclusão
Claro que existem muitos passos que você deve se atentar mas com certeza se seguir estes três passos simples é posśivel resolver quase todas questões envolvendo uma baixa performance de um site.