Estou trabalhando a mais de cinco anos focado em indústrias e quando se tem um foco tão específico é comum detectar alguns “erros” e equívocos comuns, normalmente costumam se enquadrar nos cinco tópicos listados abaixo.
Lembrando que antes de mais nada é importante lembrar que estes erros não são verdades absolutas, e não são todas as empresas que os cometem no entanto grande parte dos casos que acabei esbarrando nesses cinco anos tinham alguma ligação com os tópicos citados abaixo, dito isto vamos lá:
Erro 1 - Existẽncia de Fórmulas Mágicas
O principal erro é acreditar que existe uma “fórmula” mágica que vai resolver todos os problemas de vendas de sua indústria, e isso definitivamente não existe!
Por um simples motivo:
Cada segmento e empresa são organismos vivos diferentes uns dos outros, não é por que tal empresa usa por exemplo Instagram para vender seus produtos que você ao usar vai ter o mesmo resultado, ou se quer vai ter algum resultado.
Mais importante do que copiar ou usar a famosa fórmula mágica de vendas que vai resolver todos os problemas do comercial, é testar diversas estratégias até encontrar uma que tenha real retorno no seu segmento ou no modelo de empresa, e a partir deste momento se transformar em um verdadeiro perito nisso, se Instagram funciona bem para o seu comercial invista pesado nisso, se email marketing funciona no seu nicho, se torne uma referência e assim por diante...
Erro 2 - Indústria não vende pela internet
O segundo erro que costumo observar é que muitos empresários até se informam sobre as mudanças no marketing digital e novas tecnologias mas criam grandes barreiras quando se trata de realmente colocar em prática tais tecnologias, e às vezes até se “enganam” com isso dizendo que não vai funcionar para sua empresa ou mesmo que é uma “onda” passageira.
Nesse caso a melhor maneira é sentar e pensar em todos os pontos, pois atualmente grande parte dos compradores que operam diretamente com segmentos ligados a indústria estão buscando cada vez mais no Google fornecedores que equilibrem preço e qualidade, por esse simples motivo a internet e o marketing digital não pode ser descartado de maneira tão fácil assim de sua estratégia comercial.
Erro 3 - Por que todo mundo faz, vou fazer também
O erro aqui é ser totalmente o inverso do anterior, o empresário ve grandes empresas do mercado varejista por exemplo, utilizando certas estratégias e decide implementar em sua indústria, mas o que ele não leva em consideração é que muitas vezes o segmento onde esta estratégia foi aplicada possui consciência deste modelo e até já foi testado tendo resultados, como por exemplo uma loja virtual um modelo totalmente voltado ao varejo sendo implementado em indústrias ...
Por esse motivo antes investir tempo e dinheiro em algo que não foi nem sequer testado no seu segmento, vale a pena sentar e refletir sobre o assunto e buscar referências, quem sabe em um momento desses não se cria um novo modelo personalizado para o segmento da indústria em questão.
Erro 4 - Tenho certeza que meu cliente sabe disso …
Esse aqui pode ser fatal, muitas empresas partem do ponto que o seu cliente realmente sabe o que o produto delas faz e qual o problema ele resolve, só que na grande maioria das vezes o nível de consciência do cliente com relação ao problema / solução é muito baixo, por esse motivo por mais que o comercial tente e tente vender o produto explicando todas as qualidades e soluções, por diversas vezes o comprador sequer entende que tal problema sequer exista.
Esse tipo de erro é menor em nichos mais estabelecidos mas ainda assim existe muito e vale sempre reflexão sobre como o seu principal cliente entende as soluções e resoluções de seu produto, importante é criar uma cultura de informação para o cliente levando fazendo ele entender que realmente existe um problema a ser resolvido.
Erro 5 - Apenas um único público alvo
E por fim esse erro muitas vezes não causa danos graves mas evita a exploração de novos mercados, a grande maioria das empresa de médio e pequeno porte focam em um único público alvo criando uma abordagem de vendas “genérica” que não atinge nem mesmo 50% do grande potencial, e por vezes perdendo grandes oportunidades porque não soube encontrar subgrupos do público alvo.
Aqui a recomendação é quebrar seu público alvo em pelo menos novos quatro grupos onde cada comunicação e abordagem será realizada de maneira diferente, tenho certeza que a recepção destes novos clientes será totalmente diferente já que está mais direcionada a eles.
Conclusão
Claro que existem outros erros menores quando se trata de marketing digital para indústrias mas esses são os que consegui detectar e separar, se sua empresa não comete nenhum deles você está de parabéns pois fazer parte de menos de 1% das empresa que se atentam a esse tipo de informação ao tratar com seus clientes.
Espero que tenha gostado da leitura e se tiver algum adendo ou correção não deixe de enviar um e-mail.