Categorias: Tendências - 07/03/2021 - 09:56

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

Talvez você já tenha ouvido falar sobre Product Design Sprint, já que esse conceito ficou bem conhecido por ser aplicado e divulgado pelo Google, conhecido por lançar anualmente uma quantidade incrível de produtos.

O Design Sprint é trabalhado durante cinco dias e a função dele é ajudar a solucionar problemas e trazer inovação para o negócio de forma mais rápida, sem precisar comprometer uma grande quantidade de recursos, oferecendo flexibilidade de escolha e uma validação da ideia.

Ele elimina a parte de desenvolvimento do produto e se baseia fortemente na ideia de validação por um protótipo. O que faz com que você tenha um feedback dos usuários sobre determinada solução antes de arcar com discussões infinitas e investimento de seus recursos (tempo do time, por exemplo) para algo que não se sabe ao certo se será bem-aceito pelos usuários.

Antes de iniciar, importante.

Defina qual é a dor que precisa ser resolvida, qual é o desafio e qual será o time que participará desse processo. Lembre-se de que será mais rico se o time for multidisciplinar e que é necessária dedicação total durante os cinco dias de sprint. Então, é preciso ter o espaço certo e o tempo livre para isso.

As etapas para esse Design Sprint são:

#Dia 1 - Segunda-feira

Esse primeiro dia deve focar no levantamento de dados e informações. Qual é o desafio? Por que ele existe? O que o time sabe sobre isso? Qual será, de fato, o ponto a ser atacado para a solução deste problema? O que os usuários dizem sobre isso?

#Dia 2 - Terça-feira

Após levantar o problema e seus desdobramentos, é hora de focar na solução. Quais são as hipóteses e as ideias? É necessário separar as melhores ideias e fazer esboços do que pode ser a solução para esse desafio.

A esta altura, é preciso começar a chamar usuários para o teste que deverá ser feito na sexta-feira.

Cinco pessoas são suficientes para entender 85% das necessidades dos seus usuários.

#Dia 3 - Quarta-feira

Agora você estará com vários esboços que podem ser a solução do problema inicial, mas é complicado e demorado testar tudo isso. Então, agora, o grupo criticará cada um desses desenhos e extrair deles as melhores soluções.

No fim do dia, deverão estar prontos um storyboard com as sugestões vencedoras e uma base sólida para a criação do protótipo que será usado para teste com os usuários.

#Dia 4 - Quinta-feira

Chegou a hora de transformar o storyboard em protótipo. Ele precisa ser o mais fiel possível à ideia e à usabilidade final do produto. O usuário deverá ter a sensação de estar usando o produto final, então, o protótipo precisa ser navegável.

É neste dia também que deve se certificar de que está tudo certo para o teste no dia seguinte e criar o roteiro do teste para os usuários (Quais tarefas eles devem cumprir? Quais dúvidas precisam responder?).

#Dia 5 - Sexta-feira

É o dia da validação. Os usuários devem ser entrevistados e o time avaliará como as pessoas estão usando o protótipo, como elas se sentem, quais dúvidas têm e o que elas estão falando sobre a proposta.
É necessário sair deste teste sabendo quais serão os próximos passos, qual caminho será seguido.

#Conclusão

Ao fim de cinco dias, você deverá ter uma solução discutida e validada, pronta para ser desenvolvida, ajudar seus usuários e melhorar o resultado do seu negócio.

Como puderam ver, passamos rapidamente pelos conceitos e foi um overview mesmo! Existem cursos completos, muitos livros e artigos que podem ajudar você a se aprofundar mais em cada um desses conceitos e, então, aplicá-los no seu dia a dia de trabalho.


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

4 ações que grandes lojas virtuais fazem e você não faz!

date_range 11:43 - 28/09/2020 - grade 1178
person Rafael Borsari

4 ações que grandes lojas virtuais fazem e você não faz!

Ações para continuar vendendo mesmo com a COVID-19

date_range 11:06 - 05/04/2020 - grade 1182
person Rafael Borsari

Ações para continuar vendendo mesmo com a COVID-19

Pixel do Facebook - Otimize seus anúncios no Facebook Ads

date_range 18:58 - 24/08/2020 - grade 1182
person Rafael Borsari

Pixel do Facebook - Otimize seus anúncios no Facebook Ads

Melhore a saúde financeira de sua indústria

date_range 16:58 - 17/07/2018 - grade 1183
person Rafael Borsari

Melhore a saúde financeira de sua indústria

A atualização não confirmada pelo Google pode mudar tudo!

date_range 10:47 - 12/02/2020 - grade 1183
person Rafael Borsari

A atualização não confirmada pelo Google pode mudar tudo!

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

date_range 21:06 - 02/02/2020 - grade 1183
person Rafael Borsari

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

date_range 19:38 - 06/04/2020 - grade 1183
person Rafael Borsari

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

3 Maneiras de Ter Sucesso em um Clube de Assinaturas

date_range 09:50 - 27/04/2019 - grade 1184
person Rafael Borsari

3 Maneiras de Ter Sucesso em um Clube de Assinaturas

Adote o Minimalismo em seu Site

date_range 14:38 - 11/04/2020 - grade 1184
person Rafael Borsari

Adote o Minimalismo em seu Site