Categorias: Como vender mais - 20/08/2018 - 21:24

Magazine Luiza - Caso de Sucesso na Crise

Magazine Luiza - Caso de Sucesso na Crise

Atualmente o Brasil passa por um momento muito complexo e difícil tanto no aspecto político quanto econômico, causando diversas dificuldades para grande parte das empresas mas existem algumas que em meio a tantos balanços negativos desponta na frente com o aumento de valor na bolsa de mais de 15%, no momento desta postagem estava no valor de R$ 146,99 bem diferente dos R$ 0,96 que era o que valia em dezembro de 2015.

O que podemos aprender e aplicar a curto prazo para ter maiores resultados se baseando nas atitudes tomadas pela Magalu?

Mentalidade Digital

Em meados de 2015 para 2016 iniciou a mudança de mentalidade dentro da diretoria da empresa enxugando custos desnecessários e físicos da operação migrando para um viés mais digital, onde os recursos foram aplicados em marketing e na presença web.

Lembrando que estes custos que na época geram mais de 300 milhões negativos para o caixa da Magalu, atualmente eles dispõem mais de 1,6 Bilhões disponíveis em caixa.

Omni-Channel

Basicamente é a criação de uma infra estrutura única de logística, contábil e distribuição que atenda todas as frentes de vendas tanto digitais (sites e marketplaces) quanto analógicas (lojas e pdvs), gerando assim um afunilamento único reduzindo assim despesas.

Essa foi a grande sacada da empresa criando assim um dos e-commerces mais lucrativos do Brasil em pouco tempo, sendo seu “novo” modelo copiado posteriormente.

Previsão de Apocalipse do Varejo

Nos tempos atuais as empresas de varejo estão sofrendo com os efeitos pesados da falta de interesse dos principais consumidores em lojas físicas e a preferência na compra em ambientes digitais, isso gerou o fechamento de diversas unidades físicas.

No entanto a Magalu se anteviu a esse efeito, investindo cada vez mais em sua presença digital fazendo com seu e-commerce atualmente seja responsável por quase 30% de todas as vendas da empresa.

Inteligência Artificial

E para mostrar que a empresa se posiciona para o digital, atualmente vêm desenvolvendo um modelo de precificação para todas as lojas utilizando a inteligência artificial para determinar as demandas e evitar a perda de dinheiro com estoques parados, otimizando assim seus custos sempre.

Com tudo isso que foi dito é válido dizer que devemos ser realistas e pensarmos que muitas vezes não temos recursos para tais investimentos, porém algumas mudanças na maneira como as coisas são feitas podem ajudar muito sua empresa:

- Pense mais no digital, melhore sua presença online e traga os clientes para mais próximo.

- Crie um canal com um fluxo de venda semelhante entre o digital e analogico, não criando barreiras entre um e outro.

- Prever futuras mudanças bruscas em seu mercado e se posicionar para não ser afetado, podendo aproveitar para crescer.

- Use tecnologias a seu favor para facilitar sua vida e otimizar seu tempo.

Espero que esse pequeno artigo tenha lhe ajudado a desenvolver melhor sua empresa e seus negócios, até o próximo.


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