A Google anunciou ano passado no evento deles anual Google I/O foi anunciado uma nova função em sua bisca que iria permitir maior integração com a tecnologia de realidade aumentada.
E agora ao que parece eles iniciaram os testes para apresentação de produtos de lojas virtuais o que permite maior interatividade entre o consumidor e o produto, alcançando um novo nível nunca antes visto no mercado de ecommerce.
O que é realidade aumentada?
Designa-se realidade aumentada (RA) ou (AR, em inglês augmented reality) a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmera.
Um grande exemplo de sucesso utilizando a realidade aumentada é o famoso Pokémon Go, onde os usuários “caçavam” pokémons usando a câmera em alguns lugares do mundo real mas com representações virtuais.
Mas não para por aí, é possível instalar diversos aplicativos que fazem uso da tecnologia de realidade aumentada onde você consegue visualizar um crocodilo ou até mesmo um tubarão em sua sala de estar, isso tudo apenas para divertimento mas existem muitas outras funções comerciais para este tipo de tecnologia.
Como funciona?
Basicamente ao buscar o produto direto no Google na seção Google Shopping os produtos que tiverem o modelo 3D habilitado você vai conseguir ver um botão “View in 3D” ao clicar, vocẽ consegue visualizar o item em 3D que se adapta ao seu ambiente.
O resultado final pode ser visto nas imagens abaixo, onde Glenn Gabe que faz parte do próprio Google demonstrou neste artigo o passo a passo:
Quem será afetado?
Ter esta nova opção de funcionalidade no Google durante as buscas abre um grande leque de possibilidades para diversos nichos de mercado como o de varejo de móveis, decorações internas e externas, celulares, objetos decorativos e até vestuário, aumentado muito a interativade de mutias lojas virtuais.
Infelizmente ainda é uma tecnologia em teste e poucas plataformas digitais atualmente disponibilizam suporte a este tipo de conteúdo.
Conclusão
Isso abre muitas possibilidades para criar um nível nunca antes visto no mercado, apesar de ainda levar algum tempo para adoção em maior escala.
Possivelmente o uso da realidade aumentada no mercado de varejo online em poucos anos poderá se tornar um comum mas por hora é o começo de uma tendência a ser explorada pelos pioneiros.