Com o final do ano as portas é hora de se organizar para o próximo, e por isso nós listamos listamos 7 tendências do marketing digital para 2021 que podem virar o jogo neste novo ano.
Para ter a melhor comunicação e resultados em suas estratégias, você precisa ficar atento às tendências do marketing digital que vão fortalecer o seu produto ou serviço.
Hoje qualquer consumidor que queira interagir a digitalmente com o seu negócio realiza o primeiro contato através de um acesso ao seu site, aplicativo, mecanismos de busca ou pelas redes sociais. Então para ser capaz de alcançar esse consumidor exigente, qualquer empresa precisará se adaptar as novas tendências do mercado.
1# Mídias sociais para engajar e reter
As empresas precisam estar preparadas para fazer investimentos em redes sociais.
De acordo com a Social Media budget houve uma projeção de aumento de 24% no valor investido pelas empresas durante a pandemia do novo corona vírus, e pelo que parece isso se estenderá de 2021 em diante. (https://www.marketingcharts.com/digital/social-media-113777).
Além é claro de uma adequação das plataformas para receber estes novos consumidores, por meio de ferramentas e funcionalidades que melhoram e amplificam os serviços de pesquisa e aquisição de produtos.
Com todo este cenário a empresa precisa ficar atenta a essa nova tendência. Então construa um plano de conteúdo sólido, desenvolva uma frequência de postagem nas redes e monitore os resultados para conseguir melhores resultados.
2# Listagem locais e marketing de geolocalização.
Se você possui uma pequena empresa, a “coisa” mais importante que você deve ter é uma forte presença local e se assegurar de aparecer nas primeiras posições em qualquer busca.
E para isso temos a ferramenta gratuita Google Meu Negócio, uma plataforma completa para que qualquer empresa consiga ter uma presença significativa nas buscas locais e geolocalizadas do consumidor, mantendo as informações importantes atualizadas como catálogos de produtos, serviços prestados, horários de funcionamento e promoções exclusivas que permitem uma excelente integração com o Google Maps presente em quase todos os smartphones existentes.
3# Pesquisa por voz, o famoso Voice Marketing
Cada vez mais a pesquisa por meio de voz está se tornando algo comum, e isso se dá devido as famosas assistentes virtuais como a Siri da Apple, Alexa da Amazon, Google Assistente e a Cortana da Microsoft.
Graças a esses assistentes, a pesquisa por voz tem ganhado tanta popularidade.
Em alguns estudos realizados em 2020 é possível notar que houve um crescimento acima de 70%, na busca por esses assistentes. E é por isso que a sua estratégia e conteúdo leve em consideração o uso das buscas através das assistentes virtuais.
4# Sim, Vídeo marketing ainda é um dos mais fortes.
Você não pode ignorar que mais de 60% dos consumidores usam vídeos em diversas plataformas para auxiliar a tomada de decisão no momento da compra ou contratação de um serviço. Por isso vale a pena criar um conteúdo relevante sobre o produto ofertado com facilidade de acesso e compreensão para todos os interessados.
Lembre-se que muitas vezes um vídeo curto consegue convencer e responder qualquer dúvida que o consumidor tenha sobre o seu produto que possa facilitar a tomada de decisão.
Caso você não tenha estrutura para investir em um plano de vídeos elaborados e sólidos, é válido investir em um influencer forte em seu segmento e que esteja alinhado com o propósito da sua empresa e aproveitar da audiência que ele já possui para ampliar o alcance do seu produto.
5# Marketing de conteúdo é muito crucial
Em qualquer estratégia de médio e longo prazo o marketing de conteúdo é um pilar muito importante, ele permite um crescimento orgânico independe de ser tendência ou não, sempre será uma base.
No conteúdo entenda-se como vídeos, imagens, postagens em blogs, redes sociais e podcasts.
Lembre-se que o conteúdo é a maior razão de manter o usuário por um tempo maior em um site ou rede social, e isso é essencial para que seja construída uma figura de autoridade para a empresa desenvolver uma carteira de leads qualificados com interesse real em seus produtos ou serviços.
6# Anúncios em aplicativos de mensagem
O anúncio em locais onde existe uma grande quantidade de pessoas conversando é uma maneira simplificada que as plataformas encontraram para exibir os seus anúncios, e essa é uma excelente oportunidade de divulgação para o seu produto ou serviço.
E em 2021 esse tipo de esforço será ampliado para aplicativos de mensagem como Facebook Messenger, WeChat, WhatsApp, Instagram Direct entre outros.
O aumento de uso dessas plataformas se dá em decorrência da pandemia, fazendo com que esses aplicativos se tornem cada vez mais essenciais para o dia a dia das pessoas.
7# Automação e Inteligência Artificial
E por fim, o uso da inteligência artificial tem fortalecido o marketing digital, tornando-se
essencial e com o foco na maximização, amplificação e análise comportamental das vendas e investimentos em campanhas.
Para usufruir de todos estes dados as empresas precisam investir na automação de processos repetitivos, para conseguir ter atenção no que realmente interessa, por isso use e abuse das automações.
Conclusão
Com todas essas tendências de mercado, esperamos que você e a sua empresa consigam se adaptar as novidades e vender muito em 2021.
Caso tenha dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco, nós podemos te ajudar.