Uma lista das 10 maiores lojas virtuais que em contra maré do mercado estão experienciando um crescimento com todo o cenário atual.
O isolamento social e o fechamento de comércios não essenciais devido a pandemia do Covid 19 gerou um verdadeiro boom dos comércios digitais. Muitas pessoas estão optando neste período por compras on-line, seja de mercado,farmácia, ou até mesmo itens como eletrônicos, livraria, setor de vestuário, etc.
De acordo com os dados divulgados pela Webshoppers (o maior e mais respeitado relatório sobre o comércio eletrônico, onde são analisadas por exemplo evolução do e-commerce, tendências, estimativas e mudanças de comportamentos ou preferências dos consumidores) aponta o seguinte:
A Lojas Americanas juntamente com a Amazon, a Rede de supermercados Extra e as lojas Marisa tiveram crescimentos de mais de 42% no número de acessos o que em consequência aumenta consideravelmente o número de vendas realizadas dentro das plataformas.
Segue o ranking (Somente percentual de acesso):-
Amazon.com.br com 56,5%
Magazineluiza.com.br com 50,5%
Mercadolivre.com.br com 48%
Extra.com.br com 44,7%
Marisa.com.br com 42,6%
Dafiti.com.br com 38,7%
Americanas.com com 37,8%
Natura.com.br com 36%
Elo7.com.br com 35%
Submarino.com.br com 34,4%
O que isso significa?
Toda essa situação de pandemia mostrou mais uma vez que o mercado brasileiro de comércio eletrônico encontra-se cada vez mais maduro tanto o público consumidor que se adaptou de maneira veloz a situação como as lojas que possuem uma estrutura tanto digital quanto logistica cada vez mais eficiente, em alguns casos entregando o produto comprado em até 24 horas, o que é algo inédito neste mercado, já que uma das maiores reclamações era a demora e preço dos fretes.
Conclusão
A realidade é que todas as empresas deve começar se não tiver a desenvolver um canal de vendas digitais, que não dependa de um local ou mesmo do famoso “balcão”. Diversificar os meios de atendimento é uma necessidade não um artigo de luxo, todas as empresas que pretendem sobreviver deve crescer e ampliar seus canais tanto no cenário digital quanto o não digital, criando uma conexão única em um único canal, prática comum em grandes lojas como Amazon, Americanas e Magazine Luiza.