Uma das maiores redes sociais da atualidade com certeza é o Instagram e pelo jeito veio para ficar, conseguindo a terceira posição mundial perdendo apenas para o famoso Youtube e Facebook.
Segundo o site SproutSocial plataforma conhecida por medir e realizar pesquisas relacionadas a redes sociais e engajamento, divulgou recentemente o resultado de 2019 e pasme o Instagram possui uma média de exatamente 1 milhão de usuários ativos, conversando e interagindo entre si!
Além é claro que cada usuário gasta em média mais de 57 minutos por dia o que garante uma grande quantidade de usuários sempre ativos, se formos levar em consideração é praticamente a parcela enorme de tempo sendo investida na rede social.
Mas além de um excelente aplicativo para passar o tempo e consegui conversar com as outras pessoas, o Instagram é uma grande ferramenta comercial e a Facebook, empresa proprietária do aplicativo sabe disso e não para de investir tempo e esforço para conseguir modernizar e melhorá-lo cada vez mais com um viés comercial.
Prova disso é que hoje já existem grandes influenciadores e empresas que realmente geram grandes valores utilizando apenas o aplicativo, seja vendendo produtos de terceiros ou “alugando” seu espaço para divulgação de empresas, isso tudo graças a popularização da rede social atingindo a cada dia mais e mais pessoas independente da classe social e financeira.
Mas quais são as estratégias para vender?
Listei abaixo as três maneiras que os grandes influentes da rede social estão utilizando no momento para manter suas vendas sempre ativas, estes modelos são apenas exemplos e não podem ser seguidos a risca, dependendo de uma série de fatores.
1 - Se transforme em uma autoridade no assunto
A primeiro modelo é se transformar no famoso “influencer digital” que conversa diretamente com a sua audiência, que de alguma maneira se identifica com ele/ela criando assim uma conexão única.
Falando assim até parece fácil mas na realidade para se criar uma reputação de autoridade que garanta a seu perfil o “poder” e responsabilidade de influenciar os outros leva tempo e investimento, no entanto quando consolidado os retornos existem.
Afinal de contas o influenciador criou um laço único de confiança e de empatia que exerce muito peso no momento em que ele leva um produto ou serviço até aquela pessoa, fazendo assim uma das melhores maneiras de conseguir vender pelo Instagram.
A melhor dica para quem vai seguir esse modelo é ser você mesmo e deixar as pessoas se identificarem com isso, você até pode criar uma “persona”, um personagem mas saiba que no final das contas as pessoas vão confiar em pessoas e não personagens artificiais! Então seja você e deixe que sua audiência veja isso.
2 - Crie uma página focada em um nicho específico
Uma segunda maneira de conseguir vender alguma coisa pelo Instagram é por meio de sua página uma fonte de novidades e conteúdo, com informação rica e que leve real valor até as pessoas que te seguem e para isso o ideal é a criação de uma página que tenha um foco em um nicho bem específico de conhecimento.
Por exemplo um nicho muito comum no Instagram é saúde e mundo fitness, sendo possível encontrar diversas páginas que realizam postagens diárias com informações importantes e relevantes para quem segue e possui interesse nessa área, no entanto existem muitos outros nichos como:
- Bem Estar
- Autoconhecimento
- Esoterismo
- Culinária
- Estilo de Vida (Life Style)
- Estética Masculina / Feminina
- Marketing Digital
Enfim é uma grande variedade de nichos e assuntos que podem ser abordados mas uma coisa que você precisa ter uma atenção extra é a conexão do público com o produto vendido pelo seu conteúdo, não adianta tentar vender uma “técnica exclusiva penteados” para seu público focado e interessado em Esoterismo, simplesmente não vai vender nada e em alguns casos é possível que até “queime” a reputação da página.
Por esse motivo quando for criar esta página tenha muito bem definido o público para qual o conteúdo será direcionado e quais tipos de produtos vão ser oferecidos, conforme a sua audiência for crescendo suas chances de não vender nada praticamente cai muito.
3 - Invista pesado em mídia paga impulsionada
Uma terceira maneira e até menos acessível para quem está começando mas com excelentes resultados a curto prazo é impulsionamento pago direto da página para um link de compra.
Basicamente ao invés de você construir uma reputação ou audiência você simplesmente cria uma página com algumas postagens bem focadas e realiza uma campanha de impulsionamento, investido dinheiro em forma de crédito para trazer a maior quantidade de usuários separados e filtrados por gênero, faixa etária e até preferência, aumentando assim as chances de vender algum produto ou serviço.
Essa estratégia apesar de ser simples ela requer dois requisitos muito importantes: Dinheiro para fazer o investimento e conhecimento intermediário no sistema da plataforma de Impulsionamento (Facebook Ads).
E para ganhar experiência no segundo requisito é necessário ter o primeiro, que no caso é o dinheiro que é necessário para ser investido para aprender a usar a ferramenta, então se torna uma estratégia pouco recomendada para quem está começando.
Claro que é uma estratégia onde os ganhos são no curto prazo, por que o tempo investido é trocado pelo dinheiro investido o que facilita no momento de “mensurar” e medir o tanto que foi gasto e o tanto que foi ganho, facilitando assim a melhor visualização da estratégia.
DICAS EXTRAS
- Aprenda a “semear” links
Esse termo pode parecer estranho para muitos mas é uma das técnicas mais importantes e simples de serem feitas e que resolvem grandes problemas.
No Instagram não é possível colocar links dentro das postagens e nem na BIO do perfil, apenas podendo adicionar um link clicável no campo “site” dentro das configurações e muitas vezes isso limita muito quando você possui mais que uma página para o cliente realizar a compra do produto, para isso existem serviços de gratuitos como o linktr.ee que criam um link único que redireciona até uma página onde você pode adicionar todos os produtos e serviços, no qual sua audiência pode escolher e clicar e ser enviado direto para página de venda.
- Melhor sua BIO
Outra dica importante é deixar sua BIO o mais estética e direta possível, para isso você pode usar emojis e quebra de linhas melhorando muita a visualização de qualquer visitante, além é claro de conseguir comunicar algum tipo de “oferta“ em destaque.
- Use os Destaque ao seu Favor.
Os destaque são uma sessão única que o Instagram permite que você deixe em “destaque” como o próprio nome já diz uma sequência de stories já criadas,
A melhor maneira de utilizar essa função é criar um passo a passo visando informar sua audiência sobre algum assunto recorrente ou até mesmo como comprar algum produto de sua página, isso ajuda muito durante o processo de tomada de decisão dele.
- Aprenda a usar o Instagram Shopping
Desde de 2018 o Facebook disponibilizou essa nova função para o aplicativo Instagram que é basicamente permitir que você marque nas fotos e postagens um determinado produto, e caso o usuário acesse ele seja direcionado para a página onde vai encontrar e comprar o produto, de maneira fácil e simples. Lembrando que essa função apenas é permitida para venda de produtos físicos e não é permitido a venda de infoprodutos(produtos digitais como ebooks, cursos e aplicativos)
Conclusão
Um fato importante que é sempre bom lembrar é que a ciência do marketing digital não existe uma receita infalível e que esses três modelos são os mais “comuns” no entanto não únicos, eles costumam ser praticados com maior frequência.
E muitas vezes existem até a fusão de dois ou mais modelos que combina o melhor de cada gerando os melhores resultados e vendas.
Independente do modelo que você for escolher para que ele dê certo é preciso investir tempo, disciplina e esforço para que somente assim consiga ficar extremamente profissional em um único modelo e assim alcançar o resultado almejado.