Categorias: Usabilidade - 21/02/2021 - 08:56

Os 5 pilares base da Usabilidade segundo a ISO 9241

Os 5 pilares base da Usabilidade segundo a ISO 9241

Com a grande alteração no algoritmo de pesquisa do Google, a experiência do usuário (user experience) e usabilidade estão em foco total, mas como começar a implementar e se adequar a esta mudança, segundo a ISO 9241.

Vamos pelo começo, afinal o que é usabilidade e o que isso tem a ver com a experiência do usuário?

A definição mais simples é o atributo que mede a qualidade de quão fácil é usar uma interface de um produto, onde todo o design envolvido segue as boas práticas para entregar a melhor experiência de uso para o usuário, que se sustenta em alguns pilares base e que precisam entregar minimamente os conceitos abordados abaixo.

Usabilidade deve seguir e implementar com eficiência os 5 pilares, com isso trazer uma experiência de usuario minimamente aceitável, servindo como uma base sólida para as 10 heurísticas de Nielsen, o pai da usabilidade, que por muitos anos de pesquisa conseguiu definir uma espécie de check-list para o desenvolvimento da melhor comunicação com o usuário.

Abaixo vou listar os 5 E’s da usabilidade, que são definidos pelo padrão ISO 9241, que é adaptado para o Brasil como ABNT NBR ISO 9241-11 define usabilidade e explica como identificar a informação necessária a ser considerada na especificação ou avaliação de usabilidade de um dispositivo de interação visual em medidas de desempenho e satisfação do usuário.

#1 Aprendizagem (Easy to Learn)

Os usuários devem conseguir realizar as tarefas básicas em um site ou aplicativo, de forma simples mesmo que seja a primeira vez que ele acessa.

Este pilar é básico, se qualquer interface implementada no produto for complexa demais para que o usuário não consiga minimamente executar a tarefa proposta, então este pilar foi violado.

2# Eficiencia (Efficient)

O usuário já entendeu como funciona, agora ele consegue realizar as tarefas de forma rápida e sem precisar sequer racionalizar muito? Se não, as interfaces devem ser repensadas.

Para isso a minha recomendação é que cada interface deve ser desenvolvida focada em uma ou mais ações, mas nunca com uma complexidade e sim de forma simplista, então em menos de dois toques a ação deve ser realizada nada mais.

3# Efetivo (Effective)

Depois de um tempo sem utilizar o produto, o usuário consegue realizar as tarefas sem dificuldades? Aqui vence a simplicidade e o padrão comum.

Se a interface foi definida com um conceito comum que as pessoas facilmente conseguem lembrar, então este pilar está preservado e vale a pena sempre optar por elementos já conceituados na cultura do usuário, muitas vezes seguindo um ar minimalista onde menos é mais.

4# Tolerante a erros (Error Tolerant)

Mesmo com todos pilares sendo respeitados, erros acontecem, se isso ocorre o seu usuário consegue desfazer o erro ou pelo menos você ajuda ele a entender o que houve, e não cometer este erro novamente.

5# Satisfação (Engaging)

Por fim seu produto é simples e deixa seu usuário feliz por usar e resolver seu problema? Se sim, este pilar foi respeitado e agora existe um grande nível de engajamento entre o produto e o seu usuário.

#Conclusão

Usabilidade e Experiência de Usuário (User Experience) não é nada novo, remete a muitas décadas atrás, mas agora com a excelência de grandes produtos digitais como Facebook, WhatsApp, Spotify, Netflix entre outros, demonstraram que investir nestes conceitos, aumenta o engajamento como consequência a receita.

Com a mudança citada no ano passado pela Google e agora com a real execução desta mudança, muitos estão correndo atrás do tempo “perdido” e estou aqui para tentar ajudar a elucidar neste momento crítico para qualquer produto.


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

date_range 19:38 - 06/04/2020 - grade 1254
person Rafael Borsari

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

7 estratégias para gerar muitos leads!

date_range 14:12 - 09/11/2020 - grade 1259
person Rafael Borsari

7 estratégias para gerar muitos leads!

LGPD - A lei que pode mudar toda internet

date_range 22:12 - 08/03/2020 - grade 1260
person Rafael Borsari

LGPD - A lei que pode mudar toda internet

Google Shopping gratuito para todos

date_range 09:43 - 29/04/2020 - grade 1260
person Rafael Borsari

Google Shopping gratuito para todos

Identidade Visual - Como ela pode te ajudar em tudo

date_range 12:22 - 10/05/2020 - grade 1260
person Rafael Borsari

Identidade Visual - Como ela pode te ajudar em tudo

Marketing Olfativo - Traga boas lembranças para seu cliente

date_range 18:25 - 17/08/2020 - grade 1260
person Rafael Borsari

Marketing Olfativo - Traga boas lembranças para seu cliente

Um ERP vai funcionar em minha indústria ?

date_range 17:53 - 17/07/2018 - grade 1261
person Rafael Borsari

Um ERP vai funcionar em minha indústria ?

5 Passos para criar um Clube de Assinatura

date_range 09:46 - 27/04/2019 - grade 1261
person Rafael Borsari

5 Passos para criar um Clube de Assinatura

3 Maneiras de Ter Sucesso em um Clube de Assinaturas

date_range 09:50 - 27/04/2019 - grade 1261
person Rafael Borsari

3 Maneiras de Ter Sucesso em um Clube de Assinaturas