Uma das principais dúvidas de muitos que estão começando no mundo dos clubes de assinatura é a definição dos planos e qual a melhor estratégia a se seguir, e pensando nisso escrevi esse artigo com algumas estratégias que podem ser utilizadas.
Pense em seus planos não como uma coisa isolada e sim como uma escada, sendo que cada degrau possui um tamanho diferente, essa analogia pode parecer boba mas simboliza muito bem a escalada dos planos de assinatura de um clube.
Onde cada degrau exige da pessoa um comprometimento financeiro em troca de valor material, e cabe a ela por meio das 4 Fases de Adesão assinar ou não o plano.
Dito isso vamos para algumas estratégias que podem ser utilizadas:
Preço em Escala
Esse é o modelo mais comum que consistem na criação de dois planos um com um valor baixo literalmente sem nenhum lucro apenas pagando os custos da operação e outro plano onde a margem de lucro seja alta.
A estratégia basicamente é fazer o cliente aderir ao plano “entrante” onde todas as barreiras são quebradas e a confiança é gerada, para em um segundo momento tentar realizar o “upgrade” deste plano que vai oferecer muito mais ao assinante.
Público Segmentado
O modelo é pouco usado no entanto a sua precisão no público é incrível, uma vez que o plano foi criado exclusivamente para um determinado segmento de mercado e normalmente é um plano avulso com um preço alto por ser algo bem específico, não havendo uma escalada e sim a dupla adesão do mesmo plano.
Preço em Escala Ampliado
Esse segue a mesmo modelo de que o primeiro com uma variação, ao invés de ser dois planos aqui são três onde temos a adição de um plano com todos os itens possíveis e com o maior preço.
A estratégia aqui é a seguinte: o assinante que vai escalar saindo do “entrante” têm apenas duas opções o “intermediário” (esse é o que você tem margem de lucro aceitável sendo o plano ideal) e o “premium” com grande quantidade de itens com maior lucratividade, a escalada mais óbvia movida muitas vezes pelo “medo” de não pagar o mais caro será o “intermediário”.
Existem outros modelos mas por enquanto esses três já devem resolver a questão de definição dos planos do clube, lembrando que uma das melhores coisas é colocar em uma planilha cada plano, com os seus devidos itens e preços mensais para ter uma visão mais ampla.
Caso tenha ficado com dúvidas ou gostaria de melhorar algum ponto nos modelos citados não deixe de entrar em contato com a nossa equipe.
