Antes de falarmos sobre investir seu tempo e dinheiro no mercado de clubes de assinatura achei por bem fazer um pequeno resumo da história dos clubes de assinatura no Brasil, dando assim uma base para o que pode acontecer nos próximos anos.
Entenda o Cenário
Para muitos pode parecer novidade mas os clubes de assinatura como conhecemos existem desde 2011 quase no mesmo período que os EUA, este modelo vinha com a intenção de levar conforto e facilidade para seus assinantes, ao mesmo tempo oferecer uma receita garantida para as lojas.
Os clubes tiveram seu grande ápice nos anos de 2014 até 2015 onde diversos clubes de assinatura foram criados com o propósito de atender os mais diversificados segmentos e nichos de mercado existentes, gerando um grande crescimento por parte de todas as empresas envolvidas.
Foi quando em 2016 durante o primeiros semestre grandes empresas como Grupo Abril e P&G entraram no mercado de clubes de assinatura, conseguindo assim gerar grandes resultados e retorno financeiro. No entanto durante o segundo semestre e o ano de 2017 devido a crise econômica e os novo padrão de vida das famílias brasileiras o mercado sentiu o golpe, tendo seu ritmo de crescimento reduzido, resultando no cancelamento e até congelamento de diversos clubes.
Essa onda se manteve até segundo semestre de 2018 quando grandes empresas como Amazon, Americanas e Magalu criaram seus clubes prime que permite que os assinantes muita das vezes não paguem frete e recebam descontos de mais de 30% nas compras na loja da empresa, esse movimento junto com um cenário importante de retomada reavivou a chama dos clubes de assinatura.
Vale a Pena Investir ?
Por mais que possa parecer relativo mas a resposta correta é depende.
Se você já possui negócios digitais ou conhecimento nesse mundo basta desenvolver um nicho com demanda para um clube e desenvolvê-lo, tendo grandes chances de encontrar um demanda emergente. Agora caso não tenha essa experiência e nem conhecimento o recomendado seria que estuda-se com mais afinco o mercado que vai atender e se prepare para lançar seu clube.
Apesar de existir grandes players no mercado como a Wine que desde 2011 possui um clube e fechou mais de um milhão em faturamento anual somente com o clube, existem mercados que não foram explorados ou ficaram órfãos com a queda dos clubes dois anos trás,deixando assim uma janela de oportunidade para qualquer empresário que tenha recursos e coragem para desbravar.
Conclusão
De qualquer forma o melhor é iniciar e lançar seu clube de assinatura aproveitando a crista da onda, quem sabe essa não pode ser a grande oportunidade que ficou esperando por toda sua vida.