Antes de começar a leitura gostaria de salientar que em nenhum momento tomamos partido de nem contra ou a favor do candidato em questão, apenas estamos analisando o cenário atual e como você pode se aperfeiçoar com esse estudo.
Abaixo citamos dois pontos que em nossa opinião são fundamentais e que se usados de maneira estratégica pode lhe ajudar em muito a atrair novos clientes para seu negócio.
Marketing baseado em Polêmica
Como muitos sabem há situaçẽos que são tabus na sociedade e que se uma figura pública se posicionar sobre tal assunto é quase certeza de que isso acarretará rejeição e ódio de um parcela mas também pode gerar uma certa empatia de outra parcela.
Desde de sua estreia nos holofotes e fortalecimento de sua presença agora como forte candidato a presidente do Brasil, Jair Bolsonaro sempre se posicionou em assuntos e temas polêmicos o que gerou muitas vezes situações inusitadas.
Estes posicionamentos renderam para ele muitas pessoas que discordam completamente de seu posicionamento, chegando até a sentir ódio dele. No entanto isso não muda o fato de que independente do tipo de divulgação gerada seja ela positivas ou negativas aumentou o aspecto de seu nome, o que rendeu apelidos como “Salvador da Pátria” como também “Tirano, machista e apoiador da ditadura”.
Este tipo de tática é conhecida como marketing de polêmica onde uma marca ou empresa se posiciona em uma questão social, econômica ou até mesmo religiosa polêmica gerando assim uma emoção, que no caso de Jair Bolsonaro é a raiva ou a felicidade dependendo do posicionamento das pessoas perante as questões.
Claro que este tipo de tática e perigosa uma vez que a marca que opta por essa abordagem abre mão de uma parcela X do mercado, que representam os contrários a tal polêmica, no entanto a outra parcela Y que são a favor da tal polêmica se sentiram representados o que poderá gerar consumidores frenéticos e engajados.
No aspecto da indústria onde os negócios seguem o modelo de Business To Business (B2B) a utilização de marketing de polêmica tem um impacto mais micro uma vez que as empresas não costumam tomar posicionamentos nestes assuntos porém um ponto importante é que por de tras de uma empresa sempre existe pessoas que possuem sim posicionamento e neste ponto é que mora a oportunidade.
Experimente ao se comunicar com possíveis clientes ou mesmo durante o lançamento de um produto / serviço utilize uma abordagem de marketing de polêmica para chamar a “atenção“ do seu cliente para um meio de conversão, com certeza terá maior engajamento por parte desses interessados.
Inteligência Emocional
É bem comum observar respostas muito naturais do atual candidato Jair Bolsonaro, o que muitas vezes o deixa em situações complicadas abrindo assim uma porta para algumas notícias sensacionalistas que aumentam o que de fato foi dito, neste ponto é importante observar que é algo que infelizmente é bem comum em alguns meios de comunicação mais “tradicionais”.
Isso tudo acontece pela falta do desenvolvimento da inteligência emocional que de maneira bem resumida é a capacidade de entender os próprios sentimentos e os dos outros conseguindo assim ter uma melhor resposta, menos natural e mais “política” conhecida como jogo de cintura.
Com o desenvolvimento das técnicas de inteligência emocional nós aprendemos a lidar com os sentimentos que envolvem outras pessoas, dessa maneira você consegue gerar maior empatia de maneira a se posicionar com maior empatia além é claro de evitar cair nas famosas armadilhas do dia a dia, como discussões e até mesmo ao lidar com clientes insatisfeitos.
Não vamos adentrar muito a fundo nos princípios e técnicas relacionadas a inteligência emocional mas uma das melhores maneiras de se desenvolver ela é se colocando no lugar de outras pessoas, compreendendo os sentimentos delas e a partir daí respondendo a essas sensações, experimente isso você vai perceber que o seu “eu” diário se tornará muito mais calmo e centrado.
E assim finalizamos claro que existem muitos outros fatores que podemos extrair de todos os eventos e a corrida presidencial no entanto os principais são esses dois pontos que já nós oferece uma visão diferente.
Vamos salientar e alertar novamente que esta publicação não têm nenhum viés político ou mesmo a favor / contra o candidato apenas é estudo de sua trajetória até o momento.