Categorias: Marketing Digital - Growth Hacking - 17/05/2020 - 15:22

O que é growth hacking?

O que é growth hacking?

Growth hacking é um termo recente no mundo do marketing, onde seu maior objetivo é fazer o negócio crescer de maneira muito rápida focado na eficiẽncia e entrega de resultados.

O termo foi cunhado pelo americano Sean Ellis, um investidor anjo de startups que devido a sua experiência neste mercado conseguiu conceituar e isolar uma nova linha de pensamento, onde o marketing é completamente focado na experimentação,  buscando o crescimento agressivo com o menor investimento possível. Sendo aplicada originalmente em startups que se tornaram grandes empresas como Dropbox e Eventbrite.

A criação do growth hacking foi algo natural uma vez que ele se deu em um ambiente onde prototipagem é algo muito comum, testes e experimentação faz parte do dia a dia, onde os investimentos com marketing precisam ser precisos para trazer novos clientes pagantes para desenvolver e crescer o negócio que está muitas vezes em sua fase embrionária testando um potencial mercado ainda.

O que é Growth Hacking?

Basicamente é uma nova forma de ver o marketing de maneira diferente, focado em estratégias de experimentação de estratégias e com isso conseguir identificar pontos cruciais nos canais no crescimento do negócio.

O termo growth em portuguẽs significa “crescer ou crescimento” e o termo “hacking” pode significar “uma modificação/ adaptação” basicamente é quebrar as regras do crescimento e reescrevê-las com um método pouco ortodoxo buscando sempre o menor custo com o melhor resultado.

Estes pontos cruciais são baseados em indicadores de performance os famosos KPI (key perfomance indicators, em inglês) onde é possível acompanhar visualmente as realizações e metas do negócio, baseado nisso tomar as melhores decisões.

Por exemplo, no caso de uma loja virtual um dos principais KPI é a quantidade de vendas realizadas e qual a média que o mesmo cliente já comprou e no caso de um aplicativo é a quantidade de interações e downloads, enfim cada negócio possui seus próprios indicadores que determinam sua performance, sendo neste momento onde entram as estratégias de growth hacking.

O growth hacking determinar que uma estratégia deve ser desenvolvida para ampliar a performance deste indicador, gerando resultados que podem ser acompanhados e mensurados além é claro de ter um foco muito bem definido.

No final o grande diferencial é o foco quase que obsessivo de fazer tudo de forma rápida e com o menor custo possível, para conseguir o máximo de informação e conseguir isolar um modelo que tenha comprovação de resultados, este é o principal objetivo conseguir encontrar “brechas” para crescer de maneira rápida com o menor custo possível.

Mas como funciona?

O growth hacking é um processo metódico e pragmático muitas das vezes para conseguir fazer com que o experimento entregue uma quantidade ideal de informações, e apenas com um processo muito bem definido isso é possível.

Por isso não adianta muito “sair” experimentando um monte de coisa sem entender o método e o processo, e para isso o ideal é seguir as quatro etapas definidas no método.

1. Encaixe do Produto no Mercado

Aqui vem o básico a criação de um produto que tenha um público que realmente queira usar, um produto que tenha “fit” - encaixe com o mercado e suas exigências.

Ao sentar e analisar o mercado e o produto desenvolvido é possível entender por que muitas empresas acabam consumindo tempo e recursos em produtos focados em públicos totalmente errados, sem nem ao menos entender a necessidade de seu público e qual o valor real do produto.

E na realidade não é necessário criar um produto disruptivo que vai mudar tudo, simplesmente definir um produto que resolva o problema melhor ou mais rápido já é um grande diferencial no que já existe ou mesmo um produto que já é oferecido mas se houver uma pequena modificação, voilá! 

Ele encaixa melhor que o do concorrente e as vendas começam a fluir de maneira orgânica. Esta é a etapa para aprimorar, entender e buscar o melhoramento do produto perante o mercado.

2. Definindo os Hacks

Durante a segunda etapa o ideal é formular hipóteses, estratégias e experimentos que podem ser aplicados sempre levando em consideração os custos e a velocidade que esta estratégia vai levar para gerar resultados.

O mais importante aqui é entender os “porquês” e “comos” e deixar a imaginação fluir pois nesse momento que as melhores ideias são desenvolvidas.

3. Escalada Viral

Aqui o ideal é colocar em prática o que foi já definido e experimentar sempre visando o menor custo possível, e para isso a melhor maneira de conseguir tal escala é usar o principal ativo que uma empresa possui seus clientes!

Exatamente ao criar uma estratégia simples de trazer novos clientes onde quem indicou receba alguma recompensa é uma das abordagens mais simples mas que muitas empresa não fazem, perdendo grandes oportunidades de gerar novos clientes e assim aplicar o mesmo modelos e ir escalando de forma viral.

Claro que existem muitas outras estratégias e métodos mas por enquanto é interessante entender apenas que este é uma das etapas necessárias para aplicar um processo de growth hacking em um negócio.

4. Otimizar & Reter

Nesta etapa provavelmente o modelo está já trazendo resultado agora é o momento de ampliar otimizando cada vez mais os resultados já obtidos com foco em reter o cliente já existente para que ele traga nos clientes para base do negócio.

Neste momento testes, feedbacks e análise de dados cumprem uma função essencial. Você deve verificar as métricas (KPI)  para saber como os clientes estão usando seu produto, se eles estão voltando para usá-lo ou não e os motivos para que isso aconteça.

Para quem é recomendado?

O growth hacking é recomendo para todas as empresas não importando o seu tamanho, nicho ou fatia de mercado!

Claro que são processos diferentes enquanto em uma pequena empresa com um produto apenas a movimentação possa ser mais dinâmica uma empresa maior pode levar um pouco mais de tempo para aplicação e implementação mas não é algo impossível e precisa ser difundido nas empresas.

Conclusão

Sinto que neste momento apenas dei uma pincelada por cima do que realmente é o growth hacking e de seu potencial para qualquer empresa, por isso a conclusão que posso chegar com este pequeno texto explicativo é que todas as empresas deveriam usar e abusar desta coletânea de estratégias para ampliar cada vez mais sua base de clientes e como consequência sua receita.


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

Anchor - A solução gratuita para seu podcast

date_range 17:02 - 23/09/2020 - grade 12
person Rafael Borsari

Anchor - A solução gratuita para seu podcast

Como fechar mais negócios apenas classificando seus leads!

date_range 22:22 - 14/09/2020 - grade 27
person Rafael Borsari

Como fechar mais negócios apenas classificando seus leads!

Entenda os tipos de lançamentos mais comuns no Marketing Digital

date_range 15:14 - 07/09/2020 - grade 52
person Rafael Borsari

Entenda os tipos de lançamentos mais comuns no Marketing Digital

Apple pode se tornar concorrente ao Google, com Apple Search

date_range 15:30 - 29/08/2020 - grade 56
person Rafael Borsari

Apple pode se tornar concorrente ao Google, com Apple Search

Marketing Olfativo - Traga boas lembranças para seu cliente

date_range 18:25 - 17/08/2020 - grade 79
person Rafael Borsari

Marketing Olfativo - Traga boas lembranças para seu cliente

Pixel do Facebook - Otimize seus anúncios no Facebook Ads

date_range 18:58 - 24/08/2020 - grade 84
person Rafael Borsari

Pixel do Facebook - Otimize seus anúncios no Facebook Ads

Os 3 pilares do sucesso para o Instagram

date_range 18:19 - 10/08/2020 - grade 100
person Rafael Borsari

Os 3 pilares do sucesso para o Instagram

Como ter resultados em seu canal do Youtube

date_range 11:23 - 04/08/2020 - grade 110
person Rafael Borsari

Como ter resultados em seu canal do Youtube

Pandemia gera um crescimento de 51% no e-commerce brasileiro

date_range 18:07 - 11/06/2020 - grade 142
person Rafael Borsari

Pandemia gera um crescimento de 51% no e-commerce brasileiro

Entre em contato para uma avaliação, diagnóstico ou orçamento gratuito.

Nossa meta é sua VENDA!

Nosso principal objetivo é alcançar a tão desejada venda que a sua indústria precisa.
email contato@sariweb.com.br
place Rua Engenheiro Guilherme Cristiano Frender, 1275
Vila Antonieta - São Paulo
Google Partner
Bing Partner
MailChimp Partner
Sariweb Marketing Digital Não importa o que fazemos, e sim o que resolvemos ! Você não precisa de um site, agência ou adwords, você quer é vender mais ! $
Rua Engenheiro Guilherme Cristiano Frender, 1275 Vila Antonieta, São Paulo
11 2201 6934 contato@sariweb.com.br