Categorias: Como vender mais - 20/08/2018 - 21:24

Magazine Luiza - Caso de Sucesso na Crise

Magazine Luiza - Caso de Sucesso na Crise

Atualmente o Brasil passa por um momento muito complexo e difícil tanto no aspecto político quanto econômico, causando diversas dificuldades para grande parte das empresas mas existem algumas que em meio a tantos balanços negativos desponta na frente com o aumento de valor na bolsa de mais de 15%, no momento desta postagem estava no valor de R$ 146,99 bem diferente dos R$ 0,96 que era o que valia em dezembro de 2015.

O que podemos aprender e aplicar a curto prazo para ter maiores resultados se baseando nas atitudes tomadas pela Magalu?

Mentalidade Digital

Em meados de 2015 para 2016 iniciou a mudança de mentalidade dentro da diretoria da empresa enxugando custos desnecessários e físicos da operação migrando para um viés mais digital, onde os recursos foram aplicados em marketing e na presença web.

Lembrando que estes custos que na época geram mais de 300 milhões negativos para o caixa da Magalu, atualmente eles dispõem mais de 1,6 Bilhões disponíveis em caixa.

Omni-Channel

Basicamente é a criação de uma infra estrutura única de logística, contábil e distribuição que atenda todas as frentes de vendas tanto digitais (sites e marketplaces) quanto analógicas (lojas e pdvs), gerando assim um afunilamento único reduzindo assim despesas.

Essa foi a grande sacada da empresa criando assim um dos e-commerces mais lucrativos do Brasil em pouco tempo, sendo seu “novo” modelo copiado posteriormente.

Previsão de Apocalipse do Varejo

Nos tempos atuais as empresas de varejo estão sofrendo com os efeitos pesados da falta de interesse dos principais consumidores em lojas físicas e a preferência na compra em ambientes digitais, isso gerou o fechamento de diversas unidades físicas.

No entanto a Magalu se anteviu a esse efeito, investindo cada vez mais em sua presença digital fazendo com seu e-commerce atualmente seja responsável por quase 30% de todas as vendas da empresa.

Inteligência Artificial

E para mostrar que a empresa se posiciona para o digital, atualmente vêm desenvolvendo um modelo de precificação para todas as lojas utilizando a inteligência artificial para determinar as demandas e evitar a perda de dinheiro com estoques parados, otimizando assim seus custos sempre.

Com tudo isso que foi dito é válido dizer que devemos ser realistas e pensarmos que muitas vezes não temos recursos para tais investimentos, porém algumas mudanças na maneira como as coisas são feitas podem ajudar muito sua empresa:

- Pense mais no digital, melhore sua presença online e traga os clientes para mais próximo.

- Crie um canal com um fluxo de venda semelhante entre o digital e analogico, não criando barreiras entre um e outro.

- Prever futuras mudanças bruscas em seu mercado e se posicionar para não ser afetado, podendo aproveitar para crescer.

- Use tecnologias a seu favor para facilitar sua vida e otimizar seu tempo.

Espero que esse pequeno artigo tenha lhe ajudado a desenvolver melhor sua empresa e seus negócios, até o próximo.


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

Ações para continuar vendendo mesmo com a COVID-19

date_range 11:06 - 05/04/2020 - grade 1121
person Rafael Borsari

Ações para continuar vendendo mesmo com a COVID-19

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

date_range 19:38 - 06/04/2020 - grade 1121
person Rafael Borsari

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

date_range 21:06 - 02/02/2020 - grade 1122
person Rafael Borsari

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

10 Dicas para ter um Site que Realmente Vende

date_range 09:48 - 23/01/2020 - grade 1124
person Rafael Borsari

10 Dicas para ter um Site que Realmente Vende

Instagram Stories - Melhorando seus resultados

date_range 17:48 - 19/07/2020 - grade 1124
person Rafael Borsari

Instagram Stories - Melhorando seus resultados

4 ações que grandes lojas virtuais fazem e você não faz!

date_range 11:43 - 28/09/2020 - grade 1124
person Rafael Borsari

4 ações que grandes lojas virtuais fazem e você não faz!

Melhore a saúde financeira de sua indústria

date_range 16:58 - 17/07/2018 - grade 1125
person Rafael Borsari

Melhore a saúde financeira de sua indústria

Por que ter um site é importante?

date_range 09:19 - 05/01/2020 - grade 1125
person Rafael Borsari

Por que ter um site é importante?

Adote o Minimalismo em seu Site

date_range 14:38 - 11/04/2020 - grade 1125
person Rafael Borsari

Adote o Minimalismo em seu Site