Como vender mais Marketing Digital Vendas para Indústrias - 09/02/2020 - 09:00

Google Adwords - Como ele funciona?

Google Adwords - Como ele funciona?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Google, suas funções e o que ele faz. Mas você conhece o Google Adwords? Este serviço do Google pode trazer clientes para o seu site de maneira rápida e sem enrolação.

Hoje estar na primeira posição quando alguém busca por um produto, pode determinar se uma empresa vai ter uma grande quantidade de clientes entrando em contato ou não. 

E desde que a Google se transformou um dos maiores buscadores existentes atualmente e conseguiu alcançar a primeira posição como a maior empresa de mídia do mundo, qualquer empresa que tenha como objetivo gerar novos negócios e clientes PRECISA estar presente lá.

E não existe melhor maneira do que por meio do Google Adwords, que oferece um resultado a curto prazo surpreendente além é claro de melhor precisão com relação aos valores investidos.

O que é Google Adwords?

O Adwords é a plataforma do Google de compra de espaço em buscas, em outras palavras sua empresa consegue por meio de um valor “comprar” um certo espaço / visualização quando um cliente potencial realiza uma busca.

Por exemplo, supondo que a sua empresa venda notebooks no momento em que uma pessoa interessada acesse o Google e realize uma busca, com o Adwords você pode aparecer como um primeiro resultado e provavelmente ela será encaminhada para seu site, transformando-se em um potencial comprador  do produto.

Como ele funciona?

Buscando uma maneira de sempre manter um certo equilíbrio entre todas as empresas que realizam investimento, o Google decidiu definir um modelo de leilão para cada busca realizada onde quem der o maior lance irá aparecer primeiro.

Existem atualmente três modalidades que podem ser adotadas em cada caso que são: CPC, CPM e CPA, onde cada uma é recomendada para um tipo de estratégia, objetivo e a maneira como o seus créditos investidos serão debitados

Em outras palavras, no caso do CPC (Custo por Clique) o pagamento será realizado por meio de cada visita em seu anúncio, supondo o seguinte exemplo:

“Você tenha interesse no termo “notebook” um robô que usa inteligência artificial irá fazer um lance de 1 real no termo para que sua empresa apareça em primeiro lugar,  caso o interessado que está buscando este termo clicar em seu anúncio um débito será realizado de 1 real em seus créditos.”

Já quando se trata do CPA (Custo por Aquisição) o modelo é um pouco diferente onde ao invés de pagar por clique no anúncio, o débito é realizado caso o visitante clique e realize algum processo de conversão (preencher um formulário ou entrar em contato com a empresa), onde o valor não é mais definido pelo lance e sim pelos valores acumulados para conseguir esse contato.

E por fim o CPM (Custo por MIl Visualizações) que apesar de ser um dos menos utilizados, ele pode ser o mais recomendado em alguns casos já que o pagamento por ele é feito quando o anúncio é visualizado mais de mil vezes. então caso o anúncio seja exibido na busca mais de três mil vezes você pagaria o custo de CPM por três vezes, independente se foi clicado ou não.

E qual é interessante usar?

CPC é mais utilizado em quase 60% dos casos, já que com ele você consegue controlar melhor os valores com lances bem específicos, é melhor mais definir um custo máximo e mínimo por termos pesquisados.

CPA apesar de ser útil apenas é liberado depois que a campanha já tenha obtido alguns resultados, é muito recomendado em casos onde o valor investido por lead (interessado no produto) seja alto, desta forma apesar de pagar valores altos a chance de converter este interessado em um cliente é alta.

CPM é um dos menos usados mas graças a sua mecânica de pagar por visualização é possível realizar grandes lançamentos onde o objetivo é simplesmente exibir uma informação para o máximo de número de pessoas possíveis e com a estratégia correta pode se tornar uma grande arma de divulgação em massa.

O que posso fazer com ele?

Com o Google Adwords é possível conseguir duas coisas muito complicadas no Marketing que é transparência e precisão.

Transparência pois você irá entender  que se investir 1.000 reais por mês esse valor será utilizado e os retornos contabilizados em diversos relatórios, com isso é possível criar métricas sobre o mercado. público alvo e localização do produto perante o mercado.

Precisão vem da capacidade de você conseguir ser preciso em um determinado público, por exemplo caso queira ofertar seus produtos apenas homens, a 40 km de sua loja e que tenham interesse em peças de carro você consegue! 

Este tipo de precisão não é visto em muitas outras estratégias como panfletagem, carro de som e até mesmo campanhas de e-mail marketing.

Para quem é recomendado?

É recomendado para todas as empresas desde grandes grupos empresariais até pequenas lojas que atendem apenas o bairro, desde varejo, atacado e até prestação de serviços, basta apenas entender como a ferramenta funciona e acompanhar seus resultados diariamente para sempre ir adaptando a melhor estratégia.

Conclusão

Por fim como já dito Google Adwords como qualquer outra ferramenta tem seus pontos positivos e negativos, no entanto pela sua capacidade de trazer uma grande quantidade de visitantes para um site e aumentar a quantidade de oportunidade de vendas por si só já se transforma em um grande diferencial  quase essencial para ter resultados.


Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

3 dicas para vender serviços no Instagram

3 dicas para vender serviços no Instagram

A atualização não confirmada pelo Google pode mudar tudo!

A atualização não confirmada pelo Google pode mudar tudo!

Bolsonaro quer acabar com as Agências!

Bolsonaro quer acabar com as Agências!

Sua Venda Nossa Meta

Nosso principal objetivo é alcançar a tão desejada venda que a sua empresa precisa.

email contato@sariweb.com.br

place Rua Engenheiro Guilherme Cristiano Frender, 1275
Vila Antonieta - São Paulo
Google Partner
Bing Partner
MailChimp Partner
Sariweb Marketing Digital Não importa o que fazemos, e sim o que resolvemos ! Você não precisa de um site, agência ou adwords, você quer é vender mais ! $
Rua Engenheiro Guilherme Cristiano Frender, 1275 Vila Antonieta, São Paulo
11 2201 6934 contato@sariweb.com.br