Categorias: Tendências - 07/03/2021 - 09:56

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

Talvez você já tenha ouvido falar sobre Product Design Sprint, já que esse conceito ficou bem conhecido por ser aplicado e divulgado pelo Google, conhecido por lançar anualmente uma quantidade incrível de produtos.

O Design Sprint é trabalhado durante cinco dias e a função dele é ajudar a solucionar problemas e trazer inovação para o negócio de forma mais rápida, sem precisar comprometer uma grande quantidade de recursos, oferecendo flexibilidade de escolha e uma validação da ideia.

Ele elimina a parte de desenvolvimento do produto e se baseia fortemente na ideia de validação por um protótipo. O que faz com que você tenha um feedback dos usuários sobre determinada solução antes de arcar com discussões infinitas e investimento de seus recursos (tempo do time, por exemplo) para algo que não se sabe ao certo se será bem-aceito pelos usuários.

Antes de iniciar, importante.

Defina qual é a dor que precisa ser resolvida, qual é o desafio e qual será o time que participará desse processo. Lembre-se de que será mais rico se o time for multidisciplinar e que é necessária dedicação total durante os cinco dias de sprint. Então, é preciso ter o espaço certo e o tempo livre para isso.

As etapas para esse Design Sprint são:

#Dia 1 - Segunda-feira

Esse primeiro dia deve focar no levantamento de dados e informações. Qual é o desafio? Por que ele existe? O que o time sabe sobre isso? Qual será, de fato, o ponto a ser atacado para a solução deste problema? O que os usuários dizem sobre isso?

#Dia 2 - Terça-feira

Após levantar o problema e seus desdobramentos, é hora de focar na solução. Quais são as hipóteses e as ideias? É necessário separar as melhores ideias e fazer esboços do que pode ser a solução para esse desafio.

A esta altura, é preciso começar a chamar usuários para o teste que deverá ser feito na sexta-feira.

Cinco pessoas são suficientes para entender 85% das necessidades dos seus usuários.

#Dia 3 - Quarta-feira

Agora você estará com vários esboços que podem ser a solução do problema inicial, mas é complicado e demorado testar tudo isso. Então, agora, o grupo criticará cada um desses desenhos e extrair deles as melhores soluções.

No fim do dia, deverão estar prontos um storyboard com as sugestões vencedoras e uma base sólida para a criação do protótipo que será usado para teste com os usuários.

#Dia 4 - Quinta-feira

Chegou a hora de transformar o storyboard em protótipo. Ele precisa ser o mais fiel possível à ideia e à usabilidade final do produto. O usuário deverá ter a sensação de estar usando o produto final, então, o protótipo precisa ser navegável.

É neste dia também que deve se certificar de que está tudo certo para o teste no dia seguinte e criar o roteiro do teste para os usuários (Quais tarefas eles devem cumprir? Quais dúvidas precisam responder?).

#Dia 5 - Sexta-feira

É o dia da validação. Os usuários devem ser entrevistados e o time avaliará como as pessoas estão usando o protótipo, como elas se sentem, quais dúvidas têm e o que elas estão falando sobre a proposta.
É necessário sair deste teste sabendo quais serão os próximos passos, qual caminho será seguido.

#Conclusão

Ao fim de cinco dias, você deverá ter uma solução discutida e validada, pronta para ser desenvolvida, ajudar seus usuários e melhorar o resultado do seu negócio.

Como puderam ver, passamos rapidamente pelos conceitos e foi um overview mesmo! Existem cursos completos, muitos livros e artigos que podem ajudar você a se aprofundar mais em cada um desses conceitos e, então, aplicá-los no seu dia a dia de trabalho.


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

date_range 09:57 - 07/03/2021 - grade 349
person Rafael Borsari

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

UX é o novo queridinho da Google

date_range 08:56 - 21/02/2021 - grade 359
person Rafael Borsari

UX é o novo queridinho da Google

Mobile-First Index - Nova atualização do Google

date_range 18:41 - 02/03/2021 - grade 468
person Rafael Borsari

Mobile-First Index - Nova atualização do Google

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

date_range 19:38 - 06/04/2020 - grade 480
person Rafael Borsari

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

10 perguntas que você deveria responder para vender mais

date_range 11:15 - 15/03/2020 - grade 484
person Rafael Borsari

10 perguntas que você deveria responder para vender mais

Campanha de Ativação - O que é e como você pode usar

date_range 12:30 - 28/06/2020 - grade 485
person Rafael Borsari

Campanha de Ativação - O que é e como você pode usar

4 ações que grandes lojas virtuais fazem e você não faz!

date_range 11:43 - 28/09/2020 - grade 485
person Rafael Borsari

4 ações que grandes lojas virtuais fazem e você não faz!

A atualização não confirmada pelo Google pode mudar tudo!

date_range 10:47 - 12/02/2020 - grade 486
person Rafael Borsari

A atualização não confirmada pelo Google pode mudar tudo!

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

date_range 21:06 - 02/02/2020 - grade 486
person Rafael Borsari

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

Entre em contato para uma avaliação, diagnóstico ou orçamento gratuito.

Nossa meta é sua VENDA!

Nosso principal objetivo é alcançar a tão desejada venda que a sua indústria precisa.
email contato@sariweb.com.br
place Rua Engenheiro Guilherme Cristiano Frender, 1275
Vila Antonieta - São Paulo
Google Partner
Bing Partner
MailChimp Partner
Sariweb Marketing Digital Não importa o que fazemos, e sim o que resolvemos ! Você não precisa de um site, agência ou adwords, você quer é vender mais ! $
Rua Engenheiro Guilherme Cristiano Frender, 1275 Vila Antonieta, São Paulo
11 2201 6934 contato@sariweb.com.br