Categorias: Novidades - Notícias - 04/06/2020 - 10:10

Atualização do Google - Google Page Experience

Atualização do Google - Google Page Experience

A Google Page Experience é a nova atualização no algoritmo do Google para ranqueamentos, que irá mais uma vez mudar tudo! Por conta do COVID-19, a atualização só deve acontecer na prática em 2021, mas é bom já se adaptar a nova tendência.

É claro que se um site não está bem ranqueado em fatores óbvios como velocidade de carregamento, responsividade mobile e navegação segura logo está perdendo posição e qualidade no posicionamento nas pesquisas do Google, no entanto nos últimos anos a empresa tem visado outro ramo de otimização conhecida como experiência do usuário.

A experiência do usuário, como é chamada esta coleção de normas, ganhou importância como uma consequência natural do amadurecimento do comportamento e perfil das pessoas na internet, com a crescente demanda por uma web mais amigável, inteligente e intuitiva, o Google anunciou no final do mês passado (28/05/2020) que está expandindo seu algoritmo sofisticado de busca e posicionamento, levando em consideração alguns aspectos essenciais que entregam uma melhor experiência ao usuário.

O Google Page Experience (ou experiência de página) é uma coleção de sinais que medem como os usuários percebem a experiência de interagir com uma página da Web, indo além do valor puro das informações e qualidade do conteúdo.

Os principais fatores que receberão maior relevância:

Site deve carregar em menos de 2,5 segundos.

Atenção ao tempo que sua página leva para carregar todo o conteúdo, por isso cada vez mais o design mais minimalista focado no que realmente importa estão ganhando espaço considerável em grandes players no mundo digital. Além é claro de outras técnicas como outras otimizações menores, que ajudam a alcançar o tempo ideal de 2,5 segundos para carregamento do conteúdo.

O site precisa funcionar bem no smartphone

Outro fator muito esquecido é ter uma versão responsiva do site que se adapta naturalmente a cada tipo e tamanho de tela, então se o visitante acessar o mesmo site tanto em um smartphone, tablet ou mesmo smart tv ele ainda vai continuar tendo a mesma experiência, por isso é importante ter este fator em mente,

Evitar itens que “saltem”, acabou a era dos “popups”

Acabou a era dos popups e o Google já definiu que não gosta disso, então não use isso exitem maneira melhores, eficientes e mais estéticas de ter um melhor resultado, como ter páginas de captura específicas e tudo mais.

Obrigatório ter https.

Era uma opção agora é obrigação qualquer site por menor que seja deve fornecer um certificado SSL de segurança, o famoso https. Antes era uma obrigação maior para site que utilizavam algum tipo de transação financeira mas com o amadurecimento dispor de um bom certificado de segurança SSL é essencial.

Animações brilhantes e músicas de fundo devem ser usadas com cuidado!

Qualquer animação ou multimídia que seja intrusiva ou atrapalhe o usuário deve ser evitada, se for muito necessário use com cuidado pois já não é de agora que o algoritmo está em cima deste tipo de artimanha para conseguir chamar a atenção do usuário.

Como me preparar para esta atualização?

O anúncio do Google Page Experience, foi feito com grande antecedência justamente para dar tempo hábil para que todos os responsáveis por sites e profissionais da área consigam se adequar a isso, já que pelo o que parece vai ser literalmente um grande divisor de águas no mundo do marketing digital e principalmente do SEO que trabalha diretamente com este tipo de otimização.

Para conseguir já observar as métricas e realizar as modificações basta utilizar as ferramentas  Google Search Console, Google PageSpeed e por fim o aplicativo nativo do Google Chrome Lighthouse, todos permitem que os responsáveis consigam analisar as métricas e realizar as modificações necessárias.

Conclusão

Em resumo é possível observar que a web está amadurecendo cada vez mais com o passar do anos e o Google como grande patrono disso reage e dita novas tendências para ela como um todo, e ao que parece esta mudança será impactante em muitos sites que estão abandonados e não recebem atualizações com frequência e os que estão na ponta devem ser adequar o quanto antes.

Vale ressaltar que o Google já avisou que nenhuma mudança será feita sem aviso prévio e que isso é apenas uma prévia do que realmente vem por ai, e que qualquer mudança deve já ocorrer no começo de 2021.

 


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

date_range 19:38 - 06/04/2020 - grade 1118
person Rafael Borsari

Anvisa proíbe uso do app Zoom por problemas de segurança

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

date_range 21:06 - 02/02/2020 - grade 1119
person Rafael Borsari

Aumente suas vendas usando campanhas de lançamento

Ações para continuar vendendo mesmo com a COVID-19

date_range 11:06 - 05/04/2020 - grade 1119
person Rafael Borsari

Ações para continuar vendendo mesmo com a COVID-19

10 Dicas para ter um Site que Realmente Vende

date_range 09:48 - 23/01/2020 - grade 1120
person Rafael Borsari

10 Dicas para ter um Site que Realmente Vende

Instagram Stories - Melhorando seus resultados

date_range 17:48 - 19/07/2020 - grade 1122
person Rafael Borsari

Instagram Stories - Melhorando seus resultados

4 ações que grandes lojas virtuais fazem e você não faz!

date_range 11:43 - 28/09/2020 - grade 1122
person Rafael Borsari

4 ações que grandes lojas virtuais fazem e você não faz!

Por que ter um site é importante?

date_range 09:19 - 05/01/2020 - grade 1123
person Rafael Borsari

Por que ter um site é importante?

Adote o Minimalismo em seu Site

date_range 14:38 - 11/04/2020 - grade 1123
person Rafael Borsari

Adote o Minimalismo em seu Site

Marketing Olfativo - Traga boas lembranças para seu cliente

date_range 18:25 - 17/08/2020 - grade 1123
person Rafael Borsari

Marketing Olfativo - Traga boas lembranças para seu cliente