Marketing Digital Como vender mais - 19/03/2020 - 11:38

As 5 Barreiras que não deixam você vender

As 5 Barreiras que não deixam você vender

Já percebeu que ao tratar com um possível cliente sempre o comportamento é diferente?! 

E em alguns casos a venda praticamente está garantida desde o primeiro “olá”, no entanto há casos em que depois de horas e talvez dias conversando, tirando dúvidas e tentando finalizar a venda, chega o momento da finalização e a pessoa simplesmente fecha com outro... 
É muito frustrante não é mesmo ?! 

Muitos teóricos e mestres que passaram a vida inteira estudando a arte da venda e negociação, conseguiram compilar uma sequência de diversas dicas e conselhos que tem como objetivo aprimorar qualquer vendedor que as coloque em prática.

E foi definido que ao tentar convencer um possível cliente existe uma sequência de barreiras que precisam ser rompidos, e apenas depois disso as chances de realizar a venda aumentam para praticamente 99% de chance de sucesso.

Aqui vou detalhar as 5 principais barreiras que em qualquer negociação você precisa romper até conseguir o maior convencimento com o cliente.

1 - Barreira da percepção da necessidade

O cliente entende que ele precisa do produto oferecido?

Muito importante que o cliente entenda qual o problema que o produto realmente resolve e ele precisa compreender isso definitivamente para transpor esta barreira.

Como transpor a barreira?

Você precisa exaltar o problema que o cliente possui e implicitamente, sem ser direto deixar que o cliente entenda (na mente dele) como seu produto pode resolver o problema em questão.

2 - Barreira do desejo real 

O cliente possui um desejo pelo valor do produto?

Uma vez que o cliente entende que o produto resolve realmente o problema dele, agora é preciso identificar se ele possui um real desejo pelo produto. Caso ele não o possua, é papel do vendedor criar este “desejo” na subconsciente dele. 

Como transpor a barreira?

Simples, usando o problema que ele resolve. Uma vez que o cliente entende o que a solução se propõe, fica mais simples criar este desejo. Para isso vale a pena mostrar um cenário onde um outro cliente resolveu seu problema e as consequências disso, fazendo com que ele veja como pode ser diferente.

3 - Barreira da urgência

Ele precisa comprar agora ou pode comprar depois?

Com as duas barreiras iniciais rompidas a mente do cliente já está convencida, isto quer dizer que a parte emocional já foi resolvida. Agora é necessário acelerar um pouco as coisas e aproveitar da parte emocional conquistada, pois agora vão entrar as barreiras mais racionais e uma das primeiras é a da urgência. 
O cliente precisa realmente comprar AGORA o produto ou não ? 
Se ele pode comprar depois quando estiver mais frio, provavelmente não vai comprar com você…

Como transpor a barreira?

Neste momento o negociador(a) deve usar algumas táticas de persuasão demonstrando mais benefícios se o cliente comprar agora e que tais condições não serão mantidas em um segundo momento.

De qualquer forma NUNCA deixe o cliente achar que pode comprar em um segundo momento, pois é neste momento que se perde toda a venda e o cliente.

4 - Barreira financeira

Ele pode pagar pelo produto?

A segunda barreira racional é o preço. É necessário entender se ele possui a capacidade financeira para arcar com o produto e seus investimentos futuros (mensalidades por exemplo) e o mais importante, o pagamento é executado por ele ou existe um terceiro que será responsável por isso? É ele que toma as decisões relacionadas a isso? 

Todas estas perguntas precisam ser respondidas e compreendidas para oferecer “munição” para o negociador(a) derrubar esta barreira.

Como transpor a barreira?

Além de entender as questões acima, é importante entender duas coisas sobre qualquer negócio:
- O cliente sempre vai querer pagar menos por mais e ele precisa de você o mesmo tanto que você precisa dele!

Ao compreender este dois pontos o negociador(a) já consegue impor seu jogo e propor condições de pagamento. E talvez a diminuição dos valores removendo algum “plus” ao produto, e se for usar o desconto tenha muita “gordura” no valor para não pagar pelo desconto.

5 - Barreira da confiança

Ok, ele gostou de tudo, mas ele confia que o produto vai resolver o problema dele?

Chegamos por fim na última barreira, que é sentir o nível de confiança do cliente na solução. Se depois de todas as barreiras quebradas ele ainda acreditar que o produto não é a solução que vai resolver 100% de seus problemas, NADA ADIANTA e provavelmente este cliente não vai conseguir tirar 100% da solução vendida e  possivelmente no final irá culpar o produto pela falha.

Como transpor a barreira?

Para romper essa barreira você precisa sacar uma grande quantidade de depoimentos, casos de sucesso e alguns casos de insucesso também para mostrar que apesar da solução ser boa, é necessário a adesão de todos os envolvidos para que tudo dê certo! Provavelmente depois dele observar os casos de sucesso ele se sentirá mais seguro e confiará mais na solução contratada.

Conclusão

Uma observação importante é que estas barreiras não seguem uma ordem, mas é necessário romper todas para conseguir uma boa venda. Muitas vezes é possível realizar a venda com uma ou mais barreiras levantadas, mas saiba que em um futuro não tão distante, estas barreiras poderão se tornar problemas sérios levando o cliente já convertido a não estar mais disponível para uma venda cruzada, recorrente ou até mesmo um futuro cancelamento.


Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Tags e referências:

s
Talvez você também goste:

Como aplicar growth hack para vender mais

Como aplicar growth hack para vender mais

O que é growth hacking?

O que é growth hacking?

Video Builder - Ferramenta Gratuita do Youtube

Video Builder - Ferramenta Gratuita do Youtube

Entre em contato para uma avaliação, diagnóstico ou orçamento gratuito.

Nossa meta é sua VENDA!

Nosso principal objetivo é alcançar a tão desejada venda que a sua indústria precisa.
email contato@sariweb.com.br
place Rua Engenheiro Guilherme Cristiano Frender, 1275
Vila Antonieta - São Paulo
Google Partner
Bing Partner
MailChimp Partner
Sariweb Marketing Digital Não importa o que fazemos, e sim o que resolvemos ! Você não precisa de um site, agência ou adwords, você quer é vender mais ! $
Rua Engenheiro Guilherme Cristiano Frender, 1275 Vila Antonieta, São Paulo
11 2201 6934 contato@sariweb.com.br