Você provavelmente já conhece e com certeza utiliza o WhatsApp como um aplicativo de conversa e envio de mensagens e muitos já utilizavam como ferramenta comercial, pensando nisso em janeiro de 2018 foi lançado o WhatsApp Business, sua versão corporativa focada no micro e pequeno empresário, que não precisa de uma ferramenta complexa como um custoso CRM mas ainda sim tem a necessidade de ter um canal direto com seus clientes.
Mas por que?
O principal motivo para o lançamento desta nova versão focada no ambiente corporativo é que, segundo a pesquisa da Morning Consult (empresa americana de pesquisa de mercado) cerca de 80% dos pequenos negócios já realizam vendas pela ferramenta de forma indireta com a facilidade um pós venda realmente efetivo, já que as mensagens são entregues com 100% de exatidão.
Já no Brasil este número passa dos 85%! O que transforma em uma ferramenta de vendas e engajamento com os clientes, no entanto o WhatsApp foi criado para pessoas e não empresas, isso realmente causa um problema pois acaba passando uma sensação de algo “informal”.
Pensando nesses aspectos e outros que a empresa resolveu desenvolver e lançar no mercado o WhatsApp Business.
Preciso de cadastro?
Caso não tenha a versão para uso pessoal será necessário realizar um cadastro básico envolvendo e-mail, senha, telefone e um endereço, mas caso já tiver um número cadastrado na versão pessoal basta realizar a migração, onde todos os dados são salvos e transferidos para o novo aplicativo.
Mas qual a diferença?
Existem algumas funções exclusivas do WhatsApp Business que podem ajudar muito na automação do atendimento ao cliente da empresa:
Perfil Empresarial é um cadastro bem específico da empresa, que envolve uma gama abrangente de configurações, como os horários de atendimento, endereços de email, cadastro do site, descrições institucionais e até cadastro de uma espécie de vitrine de produtos.
Mensagens Automáticas e Pré-configuradas são automações que realmente facilitam a vida do empresário, com mensagens automáticas pré configuradas e autopreenchimento, você pode configurar textos comuns como ofertas e explicações sobre produtos que podem ser enviadas com atalhos simples no próprio teclado.
Agenda de Horários permite que você configure os horários na qual a empresa está aberta e atendendo, caso um cliente envie uma mensagem fora destes períodos pré configurados uma mensagem automática é enviada, informando que no momento a empresa encontra-se fechada, isso pode ajudar muito a manter sempre os clientes cientes dos horários de funcionamento.
Marcadores agora é possível marcar cada contato com um marcador personalizado facilitando assim a visualização e separação em grupos.
Amplo Catálogo de produtos que pode ser cadastrado gerando uma espécie de vitrine online, onde o cliente pode visualizar as informações como descrição e imagens, se achar necessário entrar em contato para perguntar sobre tal produto, infelizmente ainda não é possível realizar vendas direto pelo aplicativo, no entanto é uma função que já está em desenvolvimento fora do Brasil para ganhar mais dinamismo no momento da negociação usando a ferramenta.
Qual é o custo?
O WhatsApp Business é totalmente gratuito, disponível na Apple Store para o iOS e Play Store para Android, desta forma não existe custo nenhum envolvido.
Conclusão
Com este pequeno resumo acredito que você consiga entender o grande potencial que esta ferramenta pode e deve oferecer para seu negócio, não perca tempo migre hoje mesmo e comece atender melhor seus clientes.