Seguindo a sequência de postagens sobre os clubes de assinatura, neste artigo vamos abordar de maneira rápida e dinâmica as principais vantagens e desvantagens deste modelo de negócios.
Lembrando que esse é o segundo artigo sobre assunto, caso você não tenha visto primeiro clique aqui para ser direcionado a introdução.do que é este modelo de negócios e as empresas que já optaram mudar para ele.
Vantagens dos Clubes
Renda Mensal
Devido a seu modelo de recebimento mensal é possível mensurar e criar melhores estratégias baseadas em um ganho fixo, logo gerando uma segurança maior para empresa que entrega os itens referentes ao plano contratado.
Logística Facilitada
Graças a entrega muitas vezes bem definidas de itens o processo de logística desde a compra dos itens em atacado até entrega mensal se torna algo bem mais simples, fazendo com que a empresa consiga se adequar as mudanças com muito velocidade e eficiência.
Fidelidade
Por entregar valor de maneira mensal a empresa injeta pequenas doses felicidade no cliente, gerando com o tempo a fidelização do mesmo. Dessa maneira as bases fortes e sólidas do clube são edificadas.
Desvantagens dos Clubes
Promessa ao Cliente
Quando um cliente finalmente converte e contrata o plano em questão a empresa gera uma promessa séria e comprometida com o cliente, diferente do processo comum de vendas que o compromisso é com a entrega e pós venda, o clube possui um ciclo diferente onde todo o mês a entrega e pós venda ocorre e uma falha nesse processo pode ocasionar uma cicatriz séria na relação cliente x empresa.
Fornecedores Fator Chave
Um dos pontos críticos de qualquer clube de assinatura é a relação com o fornecedor, pois caso ele não possa oferecer determinado item no tempo certo ou com a disponibilidade correta pode ocasionar problemas graves na relação com o cliente, eventualmente ocasionando no cancelamento da assinatura.
Leads Caros
Por se tratar de uma questão de confiança e vínculo que pode durar meses, a geração de leads para clubes costuma ser mais cara no entanto quando convertida o lifetime value do mesmo se torna altíssimo.
Depois destes pontos fortes e fracos você consegue analisar se vale a pena ou não adotar este modelo de negócio em sua empresa, lembrando que a criação de um clube de assinaturas é um passo sério e um compromisso selado com o cliente, que se mal executado pode ocasionar sérios problemas na relação cliente x empresa.