Uma prática muito comum em qualquer checkout de compra no mercado de varejo online é o frete baseado no peso dos produtos comprados mas quando se trata de clubes de assinaturas esse fator pode ser essencial para o sucesso ou não no momento da contratação.
Imagine em uma situação onde a pessoa chega em seu site de clube visualiza o preço, produtos e vantagens e decide fazer a adesão, clica e vai para o checkout da compra onde o ele deve concluir a contratação e se depara com um campo escrito “Informar CEP”.
Após informar o um valor adicional é somado ao plano gerando uma surpresa desagradável, aquela assinatura que ia custar X para o cliente agora vale X mais o frete fazendo com o que o possível novo assinante volte a estaca zero no processo de compra.
Em resumo você acaba de perder um possível assinante por causa de um detalhe que muitos clubes de assinatura ainda cometem por não perceber detalhes simples, mas como resolver ?
A resposta é simples não tenha frete !
Mas então devo arcar com o frete no meu clube ? Na realidade existem técnicas de precificação para os planos onde você consegue “diluir” a média de custos de fretes em cada plano fazendo com que as contratações em grande quantidade se equilibrem, onde fretes maiores compensam com fretes menores.
Além do checkout mais dinâmico e rápido, outra vantagem é com relação marketing pois uma das melhores chamadas que seu clube pode ter é a famosa “FRETE GRÁTIS para todo o Brasil”, tenho certeza que isso já vai fazer seu clube passar na frente de outras que não utilizam essa técnica.
Claro que todos os casos precisam de análise, já que para optar em não cobrar frete na entrega do clube os produtos entregues devem sempre ter o mesmo peso e logo com um frete tabelado, sendo que qualquer variação de preço nesse custo corta literalmente em seu lucro que já não é dos maiores.
Um conselho fica é o estudo aprofundado dos seus custos e despesas para tomar a decisão, e deixo uma pergunta que deve ser feita: Quantas assinaturas você já perdeu por causa do frete ?