Provavelmente durante seu dia a dia você acessa diversos sites diferentes e realize interações diferentes como preencher um formulário de contato para solicitar um orçamento, comprar algum produto em um loja virtual e até fazer algumas leituras semanal seu blog favorito.
Mas uma coisa que talvez você não saiba é que cada um destes sites são categorizados em estáticos e dinâmicos e para te ajudar a entender melhor qual a diferença entre cada um deles, escrevi este artigo que aborda o tema de maneira simples e prática, sem precisar de conhecimentos técnicos avançados.
Sites Estáticos
Os sites estáticos foram os primeiros a serem desenvolvidos no começo da internet, uma vez que bancos de dados e a velocidade de conexão eram muito caros, não eram opções válidas para qualquer um.
Atualmente isso tudo mudou hoje os custos para isso são extremamente baixos, o que permite muito mais flexibilidade no entanto não quer dizer que os sites estáticos perderam seu espaço no mercado, pelo contrário ainda são utilizados em diversas abordagens já que agora com a velocidade ele se tornaram ainda mais rápidos.
Como o próprio nome diz o que é esperado é uma página completamente estática onde os elementos não costumam variar com tanta frequência, desta forma qualquer atualização a ser criada necessita de conhecimentos técnicos de determinadas ferramentas.
Bons exemplos são páginas institucionais estáticas de empresas onde o objetivo é apenas apresentar um determinado conteúdo e direcionar o visitante para alguma ação, como entrar em contato por e-mail ou whatsapp.
Vantagens de sites estáticos:
Normalmente possui um custo menor tanto de manutenção quanto desenvolvimento.
Costumam carregar muito mais rápido, já que tudo é apresentado de uma única vez.
Atendem muito bem quando se trata de levar informações institucionais ao visitante
Desvantagens de sites estáticos:
Por não possuir bancos de dados não pode armazenar dados e informações dos usuários.
Como não possui conteúdo dinâmico, o conteúdo do site não costuma mudar com frequência.
Por não possuir um gerenciador de conteúdo, exige conhecimento técnico para oferecer manutenção.
Recomendado:
É muito recomendado para hotsites, landing pages ou mesmo sites institucionais onde o maior objetivo é levar conteúdo rápido e prático, sem fazer o visitante perder o foco durante o seu acesso.
Sites Dinâmicos
Como o próprio nome diz o seu grande diferencial é que com este tipo de site você consegue atualizar todos os elementos e conteúdos presentes, sem precisar de conhecimentos técnicos avançados.
Os melhores exemplos que podemos citar aqui são os famosos blogs e lojas virtuais, onde graças a um sistema que funciona por de trás do site um usuário consegue realizar diversas atualizações, com certa facilidade.
Vantagens de sites dinâmicos:
Atualização podem ser realizadas por meio de um gerenciador de conteúdo (CMS), não sendo necessário conhecimento técnico.
Diversos elementos presentes no design do site são dinâmicos, desta forma o conteúdo sempre é alterado.
Controle total de todos os elementos presentes no site, que já foram definidos pelo design já definido.
Desvantagens de sites dinâmicos:
Existem maiores custos de manutenção já que possui no mínimo um banco de dados.
Pode se tornar extremamente lento, caso não seja desenvolvido de maneira correta.
Leva muito mais tempo e investimento para o desenvolvimento.
Recomendado:
Por ser dinâmico aqui pode se enquadrar blogs, portais e até lojas virtuais já que boa parte de seu conteúdo é atualizado quase que diariamente, este tipo de site é quase essencial.
Conclusão
Como já falamos aqui neste artigo, cada tipo de site é recomendado para um objetivo bem específico. Por esse motivo é ideal que antes de sair desenvolvendo um site ou qualquer projeto é muito importante sentar e entender qual o objetivo e só assim você deve decidir qual o tipo de site é mais recomendado para seu objetivo.