Uma dos mais importantes e fundamentais setores de qualquer indústria é o setor financeiro sendo ele pilar essência de qualquer indústria basicamente sendo a ligação entre compras, vendas e operação de sua indústria e tal importância gera grande responsabilidade sendo que qualquer erro ou falta de conhecimento/planejamento pode ocasionar perdas financeiras e atrasos em todos elementos presentes durante a operação de sua indústria.
Com base nesses conhecimentos vamos listar alguns elementos que podem tornar sua experiência neste setor muitas vezes esquecido em todas as indústrias principalmente as pequenas.
Faça o planejamento prévio de sua gestão financeira:
A melhor maneira de controlar todos os aspectos financeiros de sua indústria é ter total controle sobre a gestão do mesmo existem diversas técnicas e maneiras que podem ser aplicadas que já passaram por teste de fogo em outras indústrias mas todas tem um fator semelhante que é o trabalho de receitas/despesas de maneira prévia onde o gerente financeiro e sua equipe deve criar uma visão futura da saúde financeira da indústria com base em informações e dados coletados de maneira anterior, facilitando dessa maneira criar previsões ou mesmo traçar objetivos a médio e longo prazo com maior segurança.
Olhos atentos no fluxo de caixa
Erros no cálculo de lucros, aumento de gastos sem retorno e outras ações incorretas prejudicam o seu fluxo de caixa e podem deixar a sua indústria em dificuldades e consomem tempo, esforço e dinheiro que poderiam ser reinvestido para melhorar sua indústria, é recomendado que o fluxo de caixa seja acompanhado de maneira semanal para que se possa notar se está havendo erros que estão fora da curva e que podem gerar a longo prazo gargalos financeiros terríveis.
Indústria sim deve ser organizada
Excesso de organização nunca é demais pelo contrário faz com que a indústria não perca tempo quando se faz necessário a busca de documentos relacionados a compras anteriores ou vendas já concluídas, por isso organize sua indústria de maneira lógica com cada passo bem definido e todos os documentos gerados durante todos os processos devem ser armazenados de maneira central facilitando a busca dessas informações.