Categorias: Notícias - Marketing Digital - 22/03/2020 - 10:45

Como ainda vender e superar o Coronavírus?

Como ainda vender e superar o Coronavírus?

Realmente o que era apenas uma ameaça local em menos de um mês se tornou uma pandemia global pegando literalmente muitas empresas de “surpresa” e assim todo mundo tomou ciência do que é o coronavírus e assim iniciou o pânico.

Pensando nisso criei uma lista com pontos importantes que podem ajudar as pequenas empresas e negócios a se manterem funcionando e passando com esta crise sem fechar as portas, e ainda por cima conseguir se fortalecer e resistir a futuras crises.

Tenha calma e organize sua estratégia

Antes de qualquer coisa é importante sentar e se acalmar, o cenário externo de pandemia com o coronavírus está mudando e infelizmente você não tem controle sobre ele, você pode apenas controlar o seu interno então faça isso.

Quando se acalmar, comece a adaptar sua estratégia para os piores cenários onde sua receita despenca para praticamente a zero, contratos são cancelados, o movimento no caso de um comércio local de porta aberta chega ao mínimo entre outros casos.

Com todas estas situações devidamente pensadas agora você precisa traçar um plano de resposta para diversos casos, seja diminuindo seu custo/despesa e até mesmo fechando temporariamente uma de suas unidades.

Aqui é importante entender que em caso de medidas drásticas como demitir colaboradores chave no processo devem ser executadas com cuidado, pois sabemos que é apenas um período e por isso não comprometa a operação inteira para uma futura retomada.

Por isso tenha calma e realize o planejamento necessário. 

“Cash is King” ou Dinheiro é Rei

"O dinheiro é rei" é uma expressão usada algumas vezes na análise de negócios ou carteiras de investimentos e se refere à importância do fluxo de caixa na saúde fiscal geral de uma empresa.

Por isso em um momento de pandemia seja de coronavírus ou qualquer outra situação de crise é importante ter liquidez disponível para sustentar a empresa durante pelo menos esta fase. por isso caso tenha alguma maneira de gerar tal caixa este é o momento para fazê-lo.

Pois neste momento que as empresas que tinham fluxo de caixa positivo e uma margem ideal sobrando vão passar por esta crise com muito mais tranquilidade sem ser afetado pela crise.

Agora as empresas que não tinham um fluxo de caixa positivo, batendo o famoso zero a zero a todo mês, um alerta precisa ser ligado. O ideal é buscar uma forma de aumentar o quanto antes esta liquidez mas sem comprometer a operação.

Lembre-se que isto é apenas uma fase e por mais que pareça que não vai passar ou isso vai acabar com o mundo, não vai é apenas um fase e o importante é passar por esta fase.

Aproveite a oportunidade

Agora depois de se acalmar e definir planos de contingência para caso a situação se torne algo pior, é o momento de definir uma maneira diferente de realizar receita para seu negócio.

Uma coisa que você precisa entender é que por mais que o movimento tenha diminuído muito ele não parou, ele simplesmente foi direcionado para outros canais pois as pessoas ainda têm necessidades e desejos, apenas precisa que você se apresente para elas em suas casas.

Então enquanto muitas empresas principalmente os concorrentes estão com medo e se retraindo isso abre uma porta sua empresa diversificar neste momento, criando novos canais de entrega do produto como é o caso do delivery que está crescendo muito sem falar em canais digitais como lojas virtuais.

Aqui vale a criatividade quase todos os segmentos podem oferecer algum benefício remoto e conseguir entregar um produto agora ou a longo prazo, após a pandemia do coronavírus como é o caso de empresas de turismo que estão oferecendo pacotes de viagem para depois de 2 meses com um considerável desconto o que já mantém um fluxo de caixa para ajudar a receber o impacto dos cancelamentos.

Por isso vale a pena desenvolver ou até mesmo investir mais recursos em um canal de vendas que seja ideal para o momento.

Conclusão: Tudo vai passar.

E por fim tenha calma, a história da humanidade já passou por diversas epidemias, crises e surtos, e no final isso vai passar e por isso tenha calma, por mais que pareça o “fim do mundo” não, não é.

Além disso especialistas em economia já mencionaram o famoso efeito chicote, que basicamente é uma aumento de demanda após época de quarentena já que as pessoas estão dentro de suas casas sem consumir produtos, isso cria um deseja latente que apenas vai se intensificar.

Por isso o ideal é manter a calma pois isso vai passar.


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

Os 6 diferenciais que apenas um CRM pode oferecer!

date_range 08:37 - 12/04/2021 - grade 16
person Rafael Borsari

Os 6 diferenciais que apenas um CRM pode oferecer!

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

date_range 09:57 - 07/03/2021 - grade 91
person Rafael Borsari

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

UX é o novo queridinho da Google

date_range 08:56 - 21/02/2021 - grade 125
person Rafael Borsari

UX é o novo queridinho da Google

Mobile-First Index - Nova atualização do Google

date_range 18:41 - 02/03/2021 - grade 176
person Rafael Borsari

Mobile-First Index - Nova atualização do Google

As 10 heurísticas de Nielsen, o pai da Usabilidade

date_range 15:57 - 28/02/2021 - grade 183
person Rafael Borsari

As 10 heurísticas de Nielsen, o pai da Usabilidade

Os 5 pilares base da Usabilidade segundo a ISO 9241

date_range 09:12 - 21/02/2021 - grade 208
person Rafael Borsari

Os 5 pilares base da Usabilidade segundo a ISO 9241

E-commerce - Como funciona na China?

date_range 07:59 - 01/02/2021 - grade 212
person Rafael Borsari

E-commerce - Como funciona na China?

Whatsapp anuncia novo jeito de vender pelo app!

date_range 21:02 - 22/10/2020 - grade 285
person Rafael Borsari

Whatsapp anuncia novo jeito de vender pelo app!

Pinterest agora com nova função de compras na busca

date_range 12:05 - 24/04/2020 - grade 311
person Rafael Borsari

Pinterest agora com nova função de compras na busca

Entre em contato para uma avaliação, diagnóstico ou orçamento gratuito.

Nossa meta é sua VENDA!

Nosso principal objetivo é alcançar a tão desejada venda que a sua indústria precisa.
email contato@sariweb.com.br
place Rua Engenheiro Guilherme Cristiano Frender, 1275
Vila Antonieta - São Paulo
Google Partner
Bing Partner
MailChimp Partner
Sariweb Marketing Digital Não importa o que fazemos, e sim o que resolvemos ! Você não precisa de um site, agência ou adwords, você quer é vender mais ! $
Rua Engenheiro Guilherme Cristiano Frender, 1275 Vila Antonieta, São Paulo
11 2201 6934 contato@sariweb.com.br