Mesmo com o Brasil em crise e com grande parte da população endividada, o mercado de consumo brasileiro ainda possuía uma grande demanda por produtos e serviços de qualidade, por um preço mais em conta é claro.
Parece até uma falácia entregar um bom produto por um preço menor e ainda conseguir alguma margem de lucro correto ?
A solução mais recomendada atualmente é o modelo de clube de assinatura.
Mas o que exatamente é um clube de assinatura ?
Resumidamente é um modelo de negócios onde a empresa oferece mensalmente a entrega de produtos aleatórios ou não, onde o valor pago é fixo como se fosse um plano sem mistérios ou novidades para o contratante.
Vamos aos casos onde a criação de um clube amplificou muito os negócios da empresa.
Primeiro exemplo é o caso da Wine(www.wine.com.br) que por volta de 2010 desde sua fundação as fundações para criação de uma estrutura para atender clubes de assinatura o famoso Clube Wine que atualmente já faturou algo em torno de 1 bilhão de reais.
Outro exemplo também é o Moccato(www.moccato.com.br), um clube de assinatura focado em cápsulas de café que em 2016 estava com apenas 5 mil assinantes com um faturamento anual por volta de 3 milhões e que escalava para algo por volta de 20 mil assinantes.
E para finalizar temos também a Minaslovers(www.minaslovers.com.br). sendo um clube de assinatura novo com focado em produtos mineiros como doces, queijos e cervejas, sendo um expoente que apesar de não ter um ano de funcionamento já se mantém com este modelo, tendo o retorno sobre o investimento.
Além desses exemplos citados acima no Brasil existem mais de 100 empresas que oferecem como adicional ou como única opção serviços de entrega por meio de clubes de assinatura, gerando assim uma receita periódica e contínua.
Nesta primeira postagem aqui no blog nosso foco foi apresentar o conceito e alguns casos onde a criação deste modelo permitiu alto ganhos mensais com grande chances de fidelização.