A Google Page Experience é a nova atualização no algoritmo do Google para ranqueamentos, que irá mais uma vez mudar tudo! Por conta do COVID-19, a atualização só deve acontecer na prática em 2021, mas é bom já se adaptar a nova tendência.
É claro que se um site não está bem ranqueado em fatores óbvios como velocidade de carregamento, responsividade mobile e navegação segura logo está perdendo posição e qualidade no posicionamento nas pesquisas do Google, no entanto nos últimos anos a empresa tem visado outro ramo de otimização conhecida como experiência do usuário.
A experiência do usuário, como é chamada esta coleção de normas, ganhou importância como uma consequência natural do amadurecimento do comportamento e perfil das pessoas na internet, com a crescente demanda por uma web mais amigável, inteligente e intuitiva, o Google anunciou no final do mês passado (28/05/2020) que está expandindo seu algoritmo sofisticado de busca e posicionamento, levando em consideração alguns aspectos essenciais que entregam uma melhor experiência ao usuário.
O Google Page Experience (ou experiência de página) é uma coleção de sinais que medem como os usuários percebem a experiência de interagir com uma página da Web, indo além do valor puro das informações e qualidade do conteúdo.
Os principais fatores que receberão maior relevância:
Site deve carregar em menos de 2,5 segundos.
Atenção ao tempo que sua página leva para carregar todo o conteúdo, por isso cada vez mais o design mais minimalista focado no que realmente importa estão ganhando espaço considerável em grandes players no mundo digital. Além é claro de outras técnicas como outras otimizações menores, que ajudam a alcançar o tempo ideal de 2,5 segundos para carregamento do conteúdo.
O site precisa funcionar bem no smartphone
Outro fator muito esquecido é ter uma versão responsiva do site que se adapta naturalmente a cada tipo e tamanho de tela, então se o visitante acessar o mesmo site tanto em um smartphone, tablet ou mesmo smart tv ele ainda vai continuar tendo a mesma experiência, por isso é importante ter este fator em mente,
Evitar itens que “saltem”, acabou a era dos “popups”
Acabou a era dos popups e o Google já definiu que não gosta disso, então não use isso exitem maneira melhores, eficientes e mais estéticas de ter um melhor resultado, como ter páginas de captura específicas e tudo mais.
Obrigatório ter https.
Era uma opção agora é obrigação qualquer site por menor que seja deve fornecer um certificado SSL de segurança, o famoso https. Antes era uma obrigação maior para site que utilizavam algum tipo de transação financeira mas com o amadurecimento dispor de um bom certificado de segurança SSL é essencial.
Animações brilhantes e músicas de fundo devem ser usadas com cuidado!
Qualquer animação ou multimídia que seja intrusiva ou atrapalhe o usuário deve ser evitada, se for muito necessário use com cuidado pois já não é de agora que o algoritmo está em cima deste tipo de artimanha para conseguir chamar a atenção do usuário.
Como me preparar para esta atualização?
O anúncio do Google Page Experience, foi feito com grande antecedência justamente para dar tempo hábil para que todos os responsáveis por sites e profissionais da área consigam se adequar a isso, já que pelo o que parece vai ser literalmente um grande divisor de águas no mundo do marketing digital e principalmente do SEO que trabalha diretamente com este tipo de otimização.
Para conseguir já observar as métricas e realizar as modificações basta utilizar as ferramentas Google Search Console, Google PageSpeed e por fim o aplicativo nativo do Google Chrome Lighthouse, todos permitem que os responsáveis consigam analisar as métricas e realizar as modificações necessárias.
Conclusão
Em resumo é possível observar que a web está amadurecendo cada vez mais com o passar do anos e o Google como grande patrono disso reage e dita novas tendências para ela como um todo, e ao que parece esta mudança será impactante em muitos sites que estão abandonados e não recebem atualizações com frequência e os que estão na ponta devem ser adequar o quanto antes.
Vale ressaltar que o Google já avisou que nenhuma mudança será feita sem aviso prévio e que isso é apenas uma prévia do que realmente vem por ai, e que qualquer mudança deve já ocorrer no começo de 2021.