Algumas informações indicam que a grande poderosa Apple está se preparando para lançar o Apple Search, uma ferramenta de buscas para ir de frente com o Google.
Alterações recentes e alguns sinais da própria Apple demonstraram que possivelmente vem um avanço no mercado de busca da Google.
Antes de mais nada, isso é apenas uma especulação baseada em informações não confirmadas! As informações vieram de um blog chamado coywolf.news que baseando em uma série de informações e dados não confirmados divulgou esta teoria para todos, mas em momento nenhum foi confirmado pela Apple.
Durante anos a Apple pagou bilhões para a Google para utilização dele como mecanismo de busca dos dispositivos como iPhone, iPad e Mac’s em geral, que utilizam o navegador Safari por padrão, mas este contrato pode estar no final e pode não ser renovado.
Mas, porque a Apple faria isso?
Além de economizar alguns milhões que deveriam ser pagos para o Google, eles estão investindo cada vez mais em pesquisas com diversas tecnologias como aprendizado de máquina, inteligência artificial, entre outras para melhorar suas pesquisas e integrações com todos os seus aplicativos.
Em outros tempos a Apple utiliza o Bing, o buscador da Microsoft, mas devido uma série de limitações acabaram optando em ir desativando e trocando para o Google, mas isso deve ter mostrado para a Apple que isso não poderia acontecer novamente, ficar dependo de uma empresa terceira para trazer uma função tão básica.
E por fim brigar com o Google para Apple não seria nada, uma vez que ela não precisa “tanto” do buscador para continuar vendendo, já que sua base de clientes é muito sólida e mesmo que seja banida por algum motivo, ainda sim não sentiria tanto o impacto, uma vez que ela é considerada a empresa com maior valor acumulado do mundo.
E o que vai mudar para SEO e o Marketing Digital?
Com a Apple tomando boa parte do mercado com este novo buscador todos os profissionais do meio devem adaptar suas estratégias de conteúdo e indexação.
Para os que trabalham com tráfego pago, caso a Apple realmente lance este produto no mercado, pode ser uma segmentação mais específica de clientes que possuem de fato dispositivos da marca da empresa.
De qualquer forma vale ressaltar que tudo isso é apenas conjecturas e especulações e pode ser que realmente no final das contas ela não crie nenhum buscador, mas fica o questionamento, e se lançar?